Blog Agility

Fluxo de inicialização de um Router Cisco

Fluxo de inicialização de um Router Cisco

O artigo em questão é o primeiro de uma série que visa demonstrar ao leitor algumas funcionalidades do fabricante Cisco e como elas trabalham. Dentre as dicas que serão publicadas, estarão presentes comandos básicos, funcionamento de processos vitais e algumas novidades que a fabricante promete para o futuro. O intuito desta iniciativa é aproximar o leitor da plataforma de networking mais difundida no mercado de tecnologia atual. Nesse texto, falarei do processo de inicialização de um router, desde o power on até a entrega de serviços.

Processo de inicialização Router Cisco

O processo de inicialização de um roteador da Cisco é bem simples. Ele utiliza os componentes RAM, NVRAM, FLASH e também a memória ROM. Cada um tem o seu conteúdo os quais juntos têm um papel fundamental no boot do equipamento. A memória RAM contém a “running config” do dispositivo, e a NVRAM armazena as configurações de start up do roteador. A memória flash, que faz o papel de hard drive, é onde o sistema operacional IOS fica localizado. Por último, mas não menos importante, temos a ROM, responsável controlar o a inicialização do roteador utilizando o rommonitor fator esse que informará ao administrador se algum problema for encontrado.

Tendo todos os componentes descritos, vamos ao fluxo de inicialização. Abaixo uma imagem demonstrando este processo, onde explico cada passo com detalhes:
2014_10_Cisco_Iniciar
Imagem 1: Fluxo de inicialização
O primeiro processo executado é o Power On Self Test, ou POST. Ele é chamado no momento que a chave de ligar/desligar é pressionada. Essa ação é necessária para verificar a integridade do hardware e se a mesma estiver em pleno funcionamento, o equipamento irá buscar o IOS que fica localizado na memória Flash. Se o roteador não encontrar o sistema operacional, o ROMMON entra em ação e irá requerer alguns comandos para que o funcionamento seja restabelecido. Com o carregamento do sistema efetuado, o router irá consultar a memória Não Volátil, ou NVRAM, procurando por configurações. Se as mesmas forem localizadas, o administrador já poderá operar o equipamento sem problemas. Porém, se nenhuma configuração for achada, o modo setup entrará em ação.

Como já dito anteriormente, esse artigo foi o primeiro de uma série de outras documentações sobre a plataforma Cisco, e é esperado que o leitor tenha entendido como é funciona o processo de boot de um roteador.