Esse artigo discute a verificação e monitoração do HA em um par de storage em MetroCluster.
Esse artigo discute a verificação da configuração de par de storage em MetroCluster. Os comandos retirados como exemplo são baseados na configuração do laboratório Agility Tech Center descrito no artigo MetroCluster de A a Z (4 de 11): Configurações Básicas e de Rede.
Monitoração do status do par de HA
Utilizar o comando cf status para verificar o estado do par de Netapp em HA em ambas as controladoras:
Outra forma de verificação do status do HA é através da GUI do System Manager conforme demonstrado na figura a seguir:
Verificação do nome do parceiro de HA
Para conferir o nome do parceiro de HA utilize o comando cf partner em ambas as controladoras.
Monitoração e teste da feature hardware-assisted takeover
A configuração de MetroCluster do laboratório do Agility Tech Center utiliza-se da funcionalidade “hardware-assisted takeover” para acelerar o processo de takeover através da comunicação entre os módulos de gerenciamento (SP ou RLM) do par de HA.
Para conferir o status de configuração do hardware-assisted takeover utilize o comando cf hw_assist status em ambas as controladoras.
O funcionamento do hardware-assisted takeover pode ser testado através do comando cf hw_assist test em ambas as controladoras. Este comando envia um alerta de teste para o parceiro de HA e, caso esse alerta seja recebido, o parceiro envia de volta uma mensagem de acknowledgement e o resultado do teste é mostrado na tela da console.
As estatísticas do hardware-assisted takeover podem ser verificadas através do comando cf hw_assist stats em ambas as controladoras:
Verificação das informações de disco e array de LUN no par HA
Para verificar informações de discos e/ou array de LUNs tanto na controladora local quanto na controladora remota podem ser utilizados os comandos sysconfig e aggr status.
Exemplo de saída do comando sysconfig –r mostrando a saída para o AGGR_MC_A no ATC-NAP-A (saída resumida):
No ATC-NAP-B (parceiro de HA) o final da saída do mesmo comando mostra os discos que pertencem ao ATC-NAP-A (a saída mostra todos os discos que pertencem a aggregates de MetroCluster):
Saída do comando aggr status no ATC-NAP-A que mostram os aggregates em MetroCluster para os quais a controladora ATC-NAP-A é a principal:
Verificação das interfaces de rede e roteamento do par de HA
Para verificar informações relativas às configurações de rede e roteamento nas controladoras, utilizar os comandos demonstrados a seguir.
É interessante reforçar que quando são feitas alterações nas configurações de rede, é necessário reinicializar as controladoras para que as alterações se tornem efetivas. Para maiores informações a respeito de configurações de rede, consultar o Network Management Guide For 7-Mode da Netapp.
Para verificar as configurações de interfaces de rede utilize o comando ifconfig -a em ambas as controladoras. A saída a seguir foi retirada do ATC-NAP-A (saída resumida):
Para verificar as configurações relacionadas à rede e roteamento, utilizar o comando rdfile para fazer a leitura do arquivo /etc/rc, onde essas configurações são gravadas. As saídas a seguir foram retiradas do ATC-NAP-A e ATC-NAP-B respectivamente:
Para verificar as configurações relacionadas ao roteamento, utilizar o comando route -s para verificar as rotas presentes na tabela das controladoras (importante para entendimento de problemas relacionados a exports NFS e CIFS). A saída a seguir foi retirada do ATC-NAP-A:
Próximo artigo da série: MetroCluster de A a Z (8 de 12): Operação da Funcionalidade de Takeover
Referências
Esta série de artigos utiliza como referências testes realizados no laboratório do Agility Tech Center e os seguintes documentos da Netapp:
- System Administration Guide for 7-Mode (versão 8.2 do Data ONTAP)
- High Availability and MetroCluster Configuration Guide for 7-Mode (versão 8.2 do Data ONTAP)
- Network Management Guide For 7-Mode (versão 8.2 do Data ONTAP)
- Best Practices for MetroCluster Design and Implementation (TR-3548)