Devemos realizar uma verificação referente a energização indevida de equipamentos BIG-IPs, que podem eventualmente ocasionar danos, quando não se atenta as amperagens de réguas e cabos. Veremos como se prevenir e resolver.
Com a criação do padrão brasileiro de tomadas, os plugues comercializados passaram a possuir dois ou três pinos redondos e as tomadas possuem três orifícios de 4mm ou 4,8mm.
Este padrão foi criado para proporcionar maior segurança, diminuindo a possibilidade de choques elétricos, incêndios e mortes. Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam aterramento, sendo que o terceiro pino (central) realiza a ligação com o fio terra.
Pino de AterramentoGeralmente os equipamentos BIG-IPs vêem com cabos de 10A e essa configuração nem sempre é verificada no momento da instalação, apenas se atenta a voltagem, como 110V ou 220V. A amperagem é outro fator que deve ser observado no momento da instalação.
Observa-se a existência de réguas de 10A e 20A. Segundo a norma NBR 14136, as tomadas de 20A devem permitir a inserção de plugues de 10A e 20A, porém as tomadas de 10A não devem permitir a inserção de plugues de 20A, evitando uma sobrecarga.Nota-se visualmente que os cabos de 20A possuem os plugues com diâmetro maior do que os plugues de 10A.
O equipamento VIPRION C2400, possui em sua ficha técnica, a especificação de 17A por linha. Aconselha-se a utilização de cabos de 20A e réguas de 20A.
Em relação ao equipamento 5000s, recomenda-se a utilização de cabos de 10A e réguas de 10A.
Observa-se que este fator elétrico se não observado corretamente pode prejudicar o desempenho do equipamento, assim como causar possíveis danos como a queima do mesmo.
Nota-se a importância de observar a amperagem de cada equipamento ao se realizar a instalação, não apenas a sua voltagem. Embora as réguas de 20A aceitem plugues de 10A, conforme especificado pela norma, estes quesitos devem ser levados em consideração na fase de projeto.