Normalmente após a implementação do Storage NetApp, temos uma performance excepcional. Conforme o Agregate é alocado com os dados, atingindo a capacidade acima de 70% de utilização, o desempenho pode diminuir. Esta redução é devido a ocupação aleatória dos blocos no momento da escrita, sendo assim, a performance para leitura é comprometida. O comando “Reallocate” faz parte de um conjunto de ferramentas do Data ONTAP para otimizar a leitura/escrita sequencial dos blocos.
Esta configuração do comando “reallocate” pode ser aplicada no agregate, volume ou LUN. Para executar este procedimento, é necessário ter 5% de espaço livre no local a ser otimizado.
O primeiro passo é habilitar o serviço:
# reallocate on
Neste Tech Tip abordaremos duas formar de executar a realocação de blocos:
1° – Necessidade pontual
#reallocate start –n “Meu volume”
#reallocate status “Meu volume”
#reallocate schedule –s “minuto | hora | dia do mês | dia da semana ” “Meu volume”
#reallocate status “Meu volume”
Para excluir uma configuração execute o seguinte comando:
#reallocate schedule –d “Meu volume”
Obs: A realocação tem impacto mínimo no desempenho do sistema. Caso o sistema esteja muito carregado, o processo de realocação é tratado como uma operação de baixa prioridade. No entanto, estende o tempo de execução.
Com este procedimento a performance do seu NetApp é mantida, mesmo com a utilização acima dos 70%. Uma configuração simples que pode gerar grandes benefícios de performance.