Blog Agility

VMware IT Business Management (parte 1 de 10)

VMware IT Business Management (parte 1 de 10)

Essa série de artigos mostra uma visão geral e um guia de instalação e configuração do IT Business Management, a ferramenta da VMware que traz visibilidade financeira à infraestrutura de virtualização e cloud computing.


Introdução

O IT Business Management da VMware (ITBM) contém funcionalidades que trazem transparência aos custos da estrutura de virtualização e nuvem e permite o gerenciamento dos recursos de TI considerando objetivos de negócio. O ITBM se integra ao vCloud Automation Center e endereça os seguintes desafios:

  • A determinação de custo do catálogo de serviços do vCAC utilizando os níveis atuais de utilização e custo das máquinas virtuais como referência;
  • A decisão sobre onde colocar cargas de trabalho (workloads), se na nuvem pública ou privada, baseada em critérios de custos e serviços disponíveis na estrutura de nuvem híbrida;
  • Obter relatórios precisos de custos (showback) do catálogo de serviços de TI baseados em unidades de negócios ou grupos de aplicações em todo o ambiente de nuvem híbrida;
  • O gerenciamento dos custos com visibilidade do CAPEX e OPEX;
  • A utilização de uma base de preços atualizada sem complicadas configurações financeiras iniciais na ferramenta.

O ITBM categoriza os principais direcionadores de custos (hardware de servidores, licenciamento de software, storage, rede, manutenção, trabalho, instalações e outros custos) e oferece uma visão consolidada dos recursos de virtualização e nuvem. A ferramenta possui um banco de dados de referência (o que elimina complexas configurações iniciais) que pode ser atualizado, mas também permite a configuração manual de custos.

NOTA: os valores apresentados nas imagens a seguir tem como objetivo somente a demonstração da ferramenta e não a quantificação real de custos de uma estrutura de nuvem.

O painel principal da nuvem privada possui três visões gerais da estrutura: custo total da nuvem (mensal), análise operacional (custo médio mensal de uma máquina virtual na infraestrutura) e análise de demanda (número de máquinas virtuais “consumidas” em determinado período de tempo):

001_ITBM_dashboard

Nessa visualização, o custo da nuvem é demonstrado por tipo de recurso e oferece também uma visão de CAPEX e OPEX.

Os itens mostrados no gráfico pizza são navegáveis e abrem telas com maiores detalhes de cada recurso.

A seguir uma imagem da tela que mostra o resumo de custos da nuvem privada (Cloud Cost):

002_ITBM_cloud_cost

Tela de análise operacional:

003_ITBM_operational_analysis

Tela de análise de demanda:

004_ITBM_demand_analysis

Os itens são expansíveis e navegáveis, promovendo excelente usabilidade da ferramenta e trazendo mais detalhes de custos de toda a estrutura de virtualização.

A ferramenta também possui um comparativo de custos entre diferentes estruturas (privada e públicas), facilitando a tomada de decisões sobre provisionamento de máquinas e aumento de escala dos recursos. Através desse menu é possível, por exemplo, comparar custos de provisionamento de máquinas virtuais entre a nuvem privada e nuvens públicas.

005_ITBM_cloud_comparisson

É possível, por exemplo, configurar uma conta de nuvem pública da Amazon Web Services (AWS) e obter referências de custos dos seus produtos.

A imagem abaixo mostra a configuração de uma conta na AWS. Pelo fato de tratar-se de uma conta gratuita de demonstração, não são mostrados valores dos produtos (os mesmos são gerados com o valor 0 pela AWS), a ideia é somente mostrar a possibilidade de configuração de uma nuvem pública na ferramenta:

006_ITBM_public_cloud

Na página do produto da VMware podem ser obtidas maiores informações sobre o ITBM. No link http://www.vmware.com/products/itbm-suite/features.html é apresentado um vídeo que mostra as funcionalidades da ferramenta.

Essa série de artigos mostra uma visão geral do ITBM e descreve sua instalação e configuração básica em conjunto com o vCloud Automation Center (vCAC).

Clique no link Arquitetura e Integrações do ITBM para acessar o próximo artigo da série.

Referências

Este artigo utiliza como referências testes realizados no laboratório do Agility Tech Center e os seguintes documentos da VMware:

  • IT Business Management Standard Edition Installation and Administration Guide (v. 1.0.1)
  • IT Business Management Standard Edition User’s Guide (v. 1.0.1)