Blog Agility

2021: a hora da TI Adaptativa

2021: a hora da TI Adaptativa

Depois de tantas transformações que passamos em 2020, acredito que o ano que se aproxima seja marcado pelos desafios ainda decorrentes da interrupção dos negócios desencadeada pela pandemia COVID-19. As empresas precisam alcançar uma vantagem competitiva neste novo cenário e a tecnologia, sem dúvida, é uma ferramenta essencial.

2021 será um ano focado em uma TI adaptativa, orientada a serviços e capaz de responder rapidamente a interrupções não planejadas. Este conceito será fator determinante para o sucesso em uma economia digital. Para garantir prosperidade, os negócios dependerão cada vez mais de uma capacidade de resposta, escalabilidade e resiliência de sua infraestrutura, aplicações e recursos de dados.

Destaco abaixo os quesitos chave da TI Adaptativa, e como eles irão endereçar a disponibilidade dos negócios, de forma eficiente e contínua.

Segurança e privacidade

Segurança e Privacidade estão na agenda de todo gestor de tecnologia, de forma mais incisiva desde o último ano. O número de ameaças cibernéticas cresceu de maneira exponencial, boa parte alavancadas pelo aumento do volume de negócios e interações “anywhere”, como plataformas de e-commerce, teletrabalho etc.

Por isso, ações preventivas de proteção dos dados sensíveis ao negócio e de seus clientes são extremamente necessárias.

O portfólio da Agility conecta esta necessidade com serviços e promove ofertas no modelo “As a Service” para três pilares, como:

  • XaaS GAA (Gestão Avançada de Ameaças): prevenção de vulnerabilidades e Indicadores de Comprometimento de Informação e Threat Intelligence.
  • XaaS GPD (Gestão de Privacidade de Dados): operação completa no mapeamento e gestão da privacidade dos dados de seus clientes.
  • XaaS PAM (Proteção de Aplicações MultiCloud): proteção desde o código, das aplicações e serviços, contra vulnerabilidades, garantindo um ambiente seguro e sempre disponível para os clientes.

Nuvem e XaaS

A estratégia de TI Adaptativa está aliada a soluções que fornecem Tecnologia da Informação de maneira dinâmica, como serviço e resiliente.

O papel da nuvem é fundamental, pois já nasceu no conceito da jornada digital. Para que um negócio prospere e sobreviva à dinâmica dos novos tempos, precisa da capacidade de se modificar continuamente, adaptando-se à mudança de cenários e trazendo diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo.

Serviços em nuvem colocam a Tecnologia da Informação como agente para viabilizar a solução, o que garante entregas nos prazos acordados e com a resiliência necessária. Quando falamos em soluções XaaS estamos nos referindo a esta capacidade.

Estes são os pontos que darão o tom do ano de 2021 em sua jornada digital.