Blog Agility

Grid Master Candidate

Grid Master Candidate

01Não é novidade para nenhum profissional de TI que a questão de alta disponibilidade deixou de ser um adicional em implantações de topologias e se tornou essencial para que a continuidade dos negócios não seja afetada. Todo fabricante se preocupa com essa questão e desenvolve técnicas de diversos tipos para que a disponibilidade não seja interrompida.


Não é novidade para nenhum profissional de TI que a questão de alta disponibilidade deixou de ser um adicional em implantações de topologias e se tornou essencial para que a continuidade dos negócios não seja afetada. Todo fabricante se preocupa com essa questão e desenvolve técnicas de diversos tipos para que a disponibilidade não seja interrompida.

Com a Infoblox não é diferente. Seus appliances contam com redundâncias físicas e o diferencial, lógica. Dentre as técnicas de alta disponibilidade estão a de High Availability entre membros, DHCP Failover, Grid Master Candidate, entre outras. E é essa última técnica que darei ênfase e escreverei a respeito.

O que é o Grid Master Candidate e para que serve?

Em outros artigos eu expliquei a função do Grid na plataforma Infoblox e cheguei a falar da função do Grid Master, que é o centralizador da gerência dos membros Infoblox. É nele que a database dos objetos é armazenada e qualquer criação/alteração/deleção é feita por essa appliance. Mas o que acontece se o Grid Master falhar? Primeiramente os administradores perdem a gerência do Grid (assumindo que o GM não prove nenhum serviço).

Para resolver a questão, a Infoblox oferece o recurso chamado Grid Master Candidate. O GMC, nada mais é do que uma cópia fidedigna do GM onde ambos os appliances precisam ter a mesma característica de hardware. Essa é uma premissa para garantir que quando o Candidate assuma, ele consiga suprir o papel exercido pelo Master.

02
Imagem 1 – GM verde e GMC verde e branco

Em um Grid é possível ter mais de um Candidate, mas possuindo apenas um já atende aos requisitos. O GMC geralmente se encontra num datacenter diferente do GM, para que se algum desastre completo no local do principal não afete o Candidate. Abaixo segue uma topologia demonstrando a presença de um GM (coroa de ouro), um GMC (coroa de prata) e seus membros:

03
Imagem 2 – Topologia GM e GMC

Como promover o Candidate

Mas o que o administrador deve fazer em caso de falha do Grid Master? A ação é bem simples, mas deve ser feita manualmente. Em versões mais antigas esse chaveamento era automático, mas foram detectadas falhas de “falsos positivos” que invertiam o Grid Master sucessivamente, causando danos ao Infoblox.

Portanto, para promover um Grid Master Candidate, basta acessá-lo via SSH e rodar o comando “set promote_master”. É bom salientar que esse comando fará todos os membros pertencentes ao Grid se reiniciarem, porém o NIOS previne que isso aconteça simultaneamente dando a opção de selecionar uma quantidade de tempo para que cada appliance reinicie.

04
Imagem 3 – Promovendo o GMC

Neste artigo busquei ilustrar uma questão básica, mas vital em uma implantação de topologia Infoblox. O leitor foi introduzido ao conceito de Grid Master e Grid Master Candidate e pode conhecer na prática a função e o motivo de sua utilização.