Blog Agility

Simbolos/icones referente à monitoração do BIG IP

Simbolos/icones referente à monitoração do BIG IP

Uma ferramenta importante do F5 é a monitoração dos hosts com quem ele se comunica. Dessa forma a ferramenta pode enviar o tráfego, somente para os servidores que estiverem disponíveis. Ao realizar essa tarefa o BIG IP utiliza de símbolos para identificar os status com os hosts. Este artigo visa exemplificar cada um deles.

Passo a passo:


Após criar os elementos que serão balanceados no BIG IP, aqui chamados de pool members, é possivel adicionar um health monitor (não é nosso objetivo explicar as caracteristicas dos monitors) em seguinda, respoitando o tempo de monitoração, temos os seguintes status:

Tech-Tips_2015_marco_Vicente_Neto_status_dos_monitors_01

Disponível: Este é o status em que o BIG IP apresenta quando a comunicação entre BIG IP e o host de destino está correta. Podemos ter este status desde um simples ping (monitor gatway-icmp) quanto com um GET (Monitor HTTP).

Indisponível: Quando é habilitada a monitoração e o F5 não consegue realizar a comunicação com o destino. Ele irá marcar o host com este símbolo.

Limite de conexões: Quando esse símbolo aparece, é porque nas configurações do virtual server, pool member ou node foram definidas um limite de conexões. Ao atingir este limite, novas conexões não serão enviadas para o host com este status. Após o número de conexões diminuir o status do monitor volta a ficar como disponível.[1]

Sem monitor: Este é o status normal quando não há nenhum tipo de verificação por parte do F5.

Disponível porem desabilitado pelo administrador: Este status tem um monitor configurado. Porém o administrador do sistema marca o pool member ou o virtual server como desabilitado. Neste ponto somente novas conexões serão recusadas. As conexões estabelecidas permanecem até que essas sejam finalizadas ou resetadas.

Indisponível e desabilitado pelo administrador: Quando um host é marcado pela monitoração como indisponível, o administrador pode escolher deixar esse mesmo elemento desabilitado. Dessa forma caso ocorra algum evento em que o host fique disponível, o administrador do BIG IP terá que marcar o pool member ou o virtual server como disponível, para que este receba as conexões.

Monitoração do Pool disponível, porém o node foi marcado como desabilitado: Este é um status pouco comum, pois a monitoração está normal. Porém o node ou o virtual address foram marcados como desabilitado pelo administrador do sistema. Desta forma o símbolo de círculo cinza aparece na monitoração.[2]

Sem monitor, porém o node foi marcado como desabilitado[3]: Este status irá aparece para qualquer membro sem um monitor que o administrador do sistema marcou como desabilitado.


Neste Techtip vimos todos os status que o F5 pode atribuir. Ele serve como guia para que possamos identificar com mais agilidade onde e como estamos com problema, ou ao realizar uma manutenção programada, é possível parar somente uma parte do serviço enquanto a outra está disponível, e no F5 tem um mapa fácil e rápido de identificação dos hosts afetados.


[1] Fonte de consulta https://support.f5.com/kb/en-us/products/big-ip_ltm/manuals/product/ltm-implementations-11-6-0/35.html?sr=45316665 acessado dia 23/04/2015 as 17hs.

[2] Fonte de consulta https://support.f5.com/kb/en-us/products/big-ip_ltm/manuals/product/tmos-ip-routing-administration-11-5-1/4.html?sr=45316049 acessado dia 23/04/2015 as 17hs.

[3] Fonte de consulta https://support.f5.com/kb/en-us/products/big-ip_ltm/manuals/product/ltm_configuration_guide_10_0_0/ltm_nodes.html Pagina acessada dia 22/04/2015 as 16:00hs.