Blog Agility

Configurando alertas SMTP no Infoblox NetMRI

Configurando alertas SMTP no Infoblox NetMRI

Já dediquei alguns artigos aqui neste espaço para comentar sobre o produto de diagnóstico e automação da Infoblox chamado NetMRI. Ele possibilita ao administrador ter uma visão profunda de todos os eventos dos dispositivos da rede. A solução trabalha fazendo uma varredura nos devices e coleta informações e alertas que podem estar causando algum impacto negativo ou que possam impactar no futuro. Para que essas informações cheguem aos analistas de TI de uma maneira mais prática, é necessária a configuração do protocolo SMTP para envio de e-mails com esses alertas gerados. O artigo a seguir irá demonstrar esse processo de uma maneira bem simples.

As configurações de SMTP servem para alertar os administradores da solução que algo está fora do normal. Para realizar a inclusão de um SMTP server, o administrador realizar o procedimento:

– Clicar no botão de engrenagem para ter acesso as Settings do NetMRI. Escolher a opção “Notifications > System Settings > Email System Settings”. A seguinte tela será exibida:

IMAGEM1_26_06_2015_Infoblox_NetMRI_SMTP
Imagem1: SMTP

SMTP Server: IP ou nome DNS do servidor de e-mails.

Port: Porta de comunicação

Username: Usuário do relay

Password: Senha do relay

From Name: Nome que aparecerá nas notificações

From Address: E-mail existente no servidor de e-mails que irá constar como remetente das notificações

Category: Tipo de notificação
Uma vez configurado, é necessário escolher quais os tipos de notificações e quem deve receber os e-mails de alerta. Para isso, deve ser acessado o menu “Notifications > Subscriptions”. Clicar em “Add Notification” e a seguinte tela será mostrada:

IMAGEM2_26_06_2015_Infoblox_NetMRI_SMTP
Imagem2: SMTP

Nessa opção é possível selecionar a categoria dos alertas, a janela de tempo, a severidade e o tipo de alerta. Cabe ao administrador escolher o que for mais cabível em relação ao ambiente dele. Também está disponível o alerta para device groups e qual o método de envio. Por fim, basta escolher os usuários que receberão os alertas e se o e-mail será enviado a cada problema ou se será resumido ao fim do dia.

Abaixo um exemplo de um alerta por e-mail:

IMAGEM3_26_06_2015_Infoblox_NetMRI_SMTP
Imagem3: Alerta SMTP

A idéia do artigo foi demonstrar o processo de configuração de alertas gerados pela completa ferramenta NetMRI. Com isso, os administradores de rede podem ficar tranquilos que serão acionados assim que um evento surgir, ou dependendo da necessidade, um resumo ao final do dia.