De forma crescente estamos presenciando um verdadeiro bombardeio de críticas, dirigidas sem piedade pelos analistas de mercado, às áreas de TI das corporações brasileiras e seus executivos. Ouvimos e lemos a todo momento provocativas colocações , tais como : “O CIO brasileiro vive uma crise de identidade, ainda não abandonou as máquinas para olhar para o negócio” , “Os departamento de TI são muito operacionais e deveriam ser mais estratégicos” , Etc.
Por sua vez, os CIOs por aqui também reclamam fortemente que os fornecedores de tecnologia são autocentrados em seus produtos e nada , ou muito pouco, colaboram com questões críticas de negócio de sua empresa.
Os fornecedores de tecnologia não deixam por menos e se queixam que os clientes querem comprar soluções de negócio , mas em algum momento do processo alguém aparece e quer transformar “a solução” em uma lista de “partnumbers”, nivelando fornecedores de soluções com fornecedores de produtos, com o único objetivo de barganhar.
Se nesta história todos têm razão ( analistas , CIOs e fornecedores ), todos também perdem. E perdem muito !
Não é difícil deduzir as razões pelas quais estamos tão atrasados em relação a outros mercados. Basta compreender que nosso país , apesar de produzir profissionais de grande talento e de ter chegado ao posto global de sétima maior economia , está muito distante do primeiro mundo quando o assunto é educação , formação profissional de qualidade em alta escala e incentivo à inovação. E tudo isto , é claro , vai na contramão de um ambiente empresarial desenvolvimentista.
Neste post inaugural , em meu primeiro blog no Portal do Agility Tech Center, fiz questão de levantar a questão do desafio da inovação, estratégia e empreendedorismo que tanto se aguarda dos executivos de TI , suas equipes e fornecedores.
Pretendo levar este debate adiante, escrevendo sobre este tema recorrentemente. Afinal de contas, o sonho de construir o Tech Center nasceu a partir de nossa convicção de que através da disseminação e troca de conhecimento entre empresas , executivos de negócio e de tecnologia, técnicos e fabricantes é mais do que possível , a partir de nossa posição de fornecedores, oferecermos ao mercado e a nossos clientes uma colaboração concreta, no sentido de nos tornarmos TODOS mais estratégicos. Venha participar conosco. Juntos temos muito a ganhar !