Blog Agility

Evite a Parada do seu Storage por excesso de SnapShots

Evite a Parada do seu Storage por excesso de SnapShots

Snapshot é uma ferramenta extremamente útil e importante para garantir a proteção dos dados, no entanto, não podemos nos esquecer que eles ocupam espaço e, dependendo da porcentagem de alteração no ambiente, eles rapidamente utilizam todo o espaço disponível do volume. O Data ONTAP tem um recurso que limpa automaticamente os snapshots: AutoDelete.


O Autodelete é um recurso do Data ONTAP que permite eliminar snapshots. Ele pode ser ativado pela idade do snapshot ou pela porcentagem de utilização do volume. Os dois métodos são úteis para evitar que o Volume encha. Ao criar qualquer tipo de volume, por padrão o Data ONTAP não configura as politicas de limpeza dos snapshots.

Este recurso tem três modos de trabalho:

  • Quando o volume esta quase cheio(95%);
  • Quando o espaço reservado para SnapShot se esgota;
  • Quando o espaço reservado para dados se esgota;

O Autodelete deve ser configurado quando os volumes não podem parar ou para controle do consumo de espaço usado por snapshots velhos. O uso de Autodelete é totalmente recomendado, exceto nos dois cenários abaixo listados.

  • Volume compartilhado:

Um snapshot é configurado por volume. Quando mais de uma LUN estão armazenadas no mesmo volume, ao apagar o snapshot as duas LUN serão afetadas. Veja no exemplo abaixo:

Autodelete_img1

Se o AutoDelete estiver habilitado na Lun2 acima, o SnapShot 1 será apagado (por ter atingido 95% da LUN). No entanto, como o snapshot se aplica ao Volume, tanto os dados de snapshot da Lun2 quanto os da Lun1 serão removidos. Para este tipo de situação avalie utilizar o Autosize (recurso que permite o crescimento automático da Lun).

  • O snapshot é mais importante que os dados

No cenário onde o historico dos snapshots é mais importante que os dados não se deve habilitar a configuração do Autodelete para preservar o histórico de snapshots. Veja no exemplo abaixo:

Autodelete_img2

Avalie utilizar o Autosize (recurso que permite o crescimento automático da Lun).

Caso o seu volume não seja nestas duas condições, o uso do autodelete é totalmente recomendado.

Configuração do AutoDelete

Para configurar o Autodelete é necessario alterar as configurações do volume em questão.

Autodelete_img3

Para alterar a configuração padrão do AutoDelete basta seguir o comando abaixo:

Autodelete_img4

Com esta simples configuração é possível controlar o crescimento explosivo do consumo de espaço por snapshots sem desativar esse recurso tão importante. Os snapshots necessários para proteção da informação são preservados sem o risco de parada inesperada do volume por falta de espaço.