Já foi muito discutida a função e os benefícios da interface gráfica do Infoblox aqui no blog. Muitas empresas e departamentos de TI estão adquirindo a solução buscando facilitar o manuseio e a administração de seus DDI. Uma das licenças providas pela fabricante é a de gerenciamento de vários Grids, a Multi-Grid Management License. Ela permite um gerenciamento centralizado de vários Grids Infoblox. Neste artigo iremos detalhar o motivo de usar um MGM e como ele funciona.
Quais seriam os motivos para realizar um deployment utilizando o multi-grid? Dentre os motivos, podemos citar:
- Capacidade
Mesmo utilizando um appliance do tipo Trinzic 4000, o administrador ainda pode esbarrar em limitações de capacidade. O equipamento mais robusto, o 4010, suporta até 10 milhões de objetos. Para evitar um problema com a solução, uma empresa que passe desse número de objetos deve dividir o seu ambiente em dois Grids separados. É aí que entra o MGM, que gerenciaria esses dois ambientes de uma forma centralizada.
- Junção de duas empresas
Muito comum também é a junção de duas empresas por meio de fusão ou compra. Cada empresa possui seu Grid e ambas as equipes de TI não desejam mesclar o ambiente Infoblox. Para solucionar esse dilema, basta utilizar também a função de Multi-Grid Management.
Mas como funciona esse recurso? É bem simples, cada grid sincroniza suas informações com o MGM e somente é utilizada a console do Multi-Grid para gerenciamento. Abaixo segue uma imagem da visualização da tela inicial do MGM:
Imagem1 – Visualização dos Grids
Para habilitar essa função, o administrador deve aplicar a licença de Multi-Grid Management. Sem essa licença, que é comercializada a parte, o recurso não irá funcionar.
É possível distinguir as informações pertencentes a cada Grid, como mostra a imagem abaixo:
Neste artigo foi apresentada ao leitor a função de gerenciamento de múltiplos Grids, ou o MGM. Foi informada a necessidade da utilização do recurso, e como ele trabalha.