Ao ler um artigo meu xará Rodrigo Passos sobre usar um Citrix Licensing Server em Virtual Appliance, me deparei com uma questão que parece ter uma resposta simples, mas nem sempre tão simples assim: porque é melhor usar appliances dedicados para determinados serviços?
Pergunte a qualquer profissional de redes com um pouquinho de experiência e ele lhe responderá rapidamente: porque os appliances foram construídos especificamente para a função requerida, portando a cumprirão melhor que qualquer outra solução “integrada”.
As soluções integradas/”gratuitas” que tendem a receber menos atenção dos desenvolvedores e administradores – e negligenciar essa atenção não é mais tolerável, pois os negócios dependem dessas soluções para acessar os recursos de rede, aplicações e serviços – sem mencionar que as soluções “gratuitas” não provêm os mesmos serviços, a mesma confiabilidade e disponibilidade, funções de auditoria, relatórios, integração e outras funcionalidades que os appliances dedicados provêm.
Pegue, por exemplo, um serviço de DNS. É sabido que o Microsoft Windows provê um serviço de DNS “sem custos adicionais”. Então lhe pergunto: você confiaria colocar um serviço de DNS baseado em Windows como core de uma rede com 10.000 usuários, ou um DNS público de “cara” para a internet? Seria no mínimo necessário aplicar toneladas de service packs e hotfixes além de inúmeras configurações de segurança, e ainda assim ter de conviver com inúmeros riscos de segurança, múltiplos serviços e administradores. Agora o gratuito já não parece mais tão gratuito assim…
A mesma lógica vale para os mais diversos serviços: Firewall, Balanceador de Carga, DHCP, AntiSPAM, VOIP, Storage etc. Mas existem appliances que fazem mais de uma função com excelência, justamente pela arquitetura sobre a qual foram construídos, (re)aproveitando o backplane e diminuindo o tempo de processamento das informações.
Appliances Virtuais
O mesmo vale também para os appliances virtuais. Quando você precisa implantar rapidamente um serviço ou testar uma nova aplicação, um dos melhores meios de fazê-lo é usando um appliance virtual, que é essencialmente uma máquina virtual criada a partir de um servidor configurado que oferece um determinado recurso ou serviço. Existem appliances virtuais para ERP, CRM, servidores de arquivos, groupware, e qualquer outra coisa que você consiga imaginar, sendo que os mais comuns hoje são: nginx ou LAMP (Linux/Apache/MySQL/PHP), WordPress, Asterisk Free VoIP Call Manager, Cacti Network Graphing e outros.
Então o artigo sobre o Citrix Licensing Server me foi uma grata surpresa, já que historicamente este serviço sempre foi muito crítico para os ambientes XenApp e a perda deste causa uma dor de cabeça enorme ao ambiente operacional.
Quais outros serviços disponíveis no seu ambiente ficariam melhor se rodassem num appliance dedicado?