O processo de virtualização de serviços computacionais evoluiu dos servidores e plataformas para as aplicações e para a infraestrutura. Termos com PaaS (Plataform as a Service / Plataforma como Serviço), AaaS (Application as a Service / Aplicações como Serviço) ou IaaS (Infrastructure as Service / Infraestrutura como Serviço) evoluem para XaaS (Anything as a Service / Qualquer coisa, ou tudo, como serviço). O amplo processo de virtualização altera, de modo contínuo, o tratamento da infraestrutura de rede e armazenamento.
Anteriormente, o processo de design e aquisição de um sistema de storage passava substancialmente pela relação entre espaço de armazenamento e custo. A performance do storage, com os servidores físicos, ficava limitada à velocidade do barramento, velocidade dos discos e configuração de RAID escolhida. Maior necessidade de performance? Mais servidores ou mais discos, ou investimentos em FibreChannel / SAN.
Com o processo de virtualização, o design e aquisição de um sistema de armazenamento passa a ser muito mais do que cálculo de capacidade. A sua utilização passa a ser muito mais dinâmica, móvel e, espera-se, imediata. Funcionalidades oferecidas pela VMware, como o Storage VMotion, abstraem a arquitetura dos servidores e do storage. A automação de uma nuvem exige mais ainda da performance, dinamismo e disponibilidade de um sistema de armazenamento.
A incorporação de inteligência ao sistema de storage e, principalmente, um alto nível de integração com ambientes virtualizados, passam a ser fatores decisivos no projeto de um sistema de armazenamento. Soluções como armazenamento em flash trazem alternativas para a maior necessidade de IOPS (operações de leitura e escrita por segundo). A disponibilidade ininterrupta é um fator crucial. O gerenciamento precisa promover visibilidade do ambiente e integração com a automação para extrair ainda mais retorno sobre o investimento.
O Agility Tech Center está explorando a integração de tecnologias de storage da Netapp em um ambiente com virtualização da VMware. A Netapp tem uma abordagem muito interessante de armazenamento inteligente de dados e muito adequada à virtualização: FlashCache para cache e acesso rápido aos dados, MetroCluster para disponibilidade contínua e um conjunto de ferramentas de gerenciamento (incluindo plugins para o vCenter), entre outros. Mais do que isso, a Netapp traz a temida “caixa preta” do storage mais próxima e inteligível para o usuário crítico: as equipes de servidores, sistemas e aplicações.
É cada vez mais interessante observar a adaptabilidade dos fabricantes de storage em relação à virtualização e projetar sistemas adequados à constante evolução da virtualização para XaaS. Você já parou para pensar se seu sistema de armazenamento está preparado para os desafios?