Às vezes a console do Citrix License Server não é acessada por um longo tempo, e por alguma falha de controle, ou troca de pessoal a senha é perdida. O que fazer se no momento em que você precisar acessar a console, você não encontrar a senha?
Se você tem acesso aos arquivos do servidor de licenciamento, iremos indicar como redefinir a senha de acesso.
O Citrix License Server envolve três componentes: o servidor de licenças para gerenciar licenças, as licenças para cada produto que adquirimos e as funções de monitoração construídas em cada produto.
A perda da senha de acesso ao License Server não irá causar problemas no ambiente Citrix, porém, irá impedir a utilização dos componentes citados acima.
Em caso de perda da senha, temos três opções para recuperá-la:
- Reinstalar a console do License Server;
- Alterar o Default admin, utilizando o exe;
- Editar o arquivo xml, no License Server.
Optei por mostrar os procedimentos do terceiro item, editar o arquivo serer.xml, no License Server.
Ao acessar o Servidor de Licenças, abrir o explorer e localizar o arquivo “server.xml”. Este arquivo está no caminho abaixo:
· C:\Program Files (x86)\Citrix\Licensing\LS\conf
- O primeiro passo, é criar uma cópia desse arquivo e armazená-la. Feito isso, abrir o xml com um editor de texto de sua preferência, localizar a linha onde traz informações do usuário que você deseja alterar a senha (<user firstName=). No nosso caso, vamos utilizar o usuário userlab:
figura 02
- Após localizar a linha indicada para o seu usuário, remover todos os caracteres que estão entre aspas (“ ”) após o sinal de igual (=) do campo password e alterar por uma senha temporária de sua escolha, nesse caso escolhi a senha “teste”. Sim, coloque o texto puro, após alterar a senha pela console, ela voltará a ser criptografada:
figura 03
- Após alterar o campo de senha, alterar o segundo e último campo, o passwordExpired de False para True. Dessa forma, no momento em que você logar utilizando a senha “teste”, será necessário alterá-la no mesmo momento:
figura 05
figura 06
- Salve o arquivo, feche e reinicie o serviço “Citrix Licensing”:
- Após o restart do serviço, acessar a console com o usuário e senha temporária (userlab/teste):
figura 08
- Será solicitada a alteração de senha, informe a senha atual, a nova senha e clique em Save. Feito isso, é só clicar em OK e utilizar a console normalmente:
figura 09
figura 11
Após esses procedimentos, podemos notar que não há dificuldades para recuperar a senha de acesso a console do License Server. Porém, é sempre bom ter um controle dos dados de acesso do nosso ambiente.