A Black Friday brasileira está chegando. No dia 29 de novembro consumidores de todo o país vão aproveitar as ofertas de uma infinidade de estabelecimentos comerciais. Muitas dessas compras serão realizadas via websites e aplicativos.
Por isso, a atenção aos canais digitais deve ser grande! É fundamental fornecer uma experiência única para os clientes. Isso quer dizer aplicativos rápidos, sem quedas e seguros, já que se o cliente passar por algum tipo de dificuldade com o seu app, irá comprar utilizando alguma outra opção.
Maximizar a cibersegurança, garantir disponibilidade e performance envolve um cuidado rigoroso com a infraestrutura das aplicações e gestão de riscos antes mesmo de estarem prontas para uso. É importante que sejam implantados processos e ferramentas, além de uma governança forte para garantir a continuidade dos investimentos e ações realizadas e evitar vulnerabilidades.
Para isso existem diversas tecnologias especializadas na proteção de ambientes MultiCloud, como sistemas de proteção de nuvens públicas e privadas, firewalls de aplicação, monitoramento para detecção e bloqueio de ataques e até mesmo ferramentas de blindagem de aplicações mobile para proteger os usuários de lojas virtuais em seus próprios smartphones.
Com tudo isso em mente, a possibilidade de atingir bons ganhos durante esse período é enorme. Além dos lucros imediatos, uma boa performance na Black Friday pode garantir a fidelização do cliente para outros momentos do ano, assim como uma boa propaganda boca-a-boca entre consumidores traz ganho de visibilidade.
Aproveite algumas dicas da Agility para proporcionar boas experiências na Black Friday
Manter os softwares e ativos atualizados
Os maiores ataques sofridos por organizações e indivíduos poderiam ser evitados com uma simples atualização dos softwares e ativos. Nas semanas que antecedem a Black Friday é fundamental acompanhar como anda a gestão de patching e hardening em sua organização. São essas práticas que ajudam a eliminar ransomwares e outras ameaças que exploram justamente as falhas existentes em versões antigas em dispositivos e outras tecnologias presentes no ambiente.
App Store Monitoring
No início de 2019, um estudo da Universidade de Sydney e o Instituto CSIRO’s Data61 descobriram mais de 2000 apps falsos na loja da Google, uma perda que pode chegar em até 3 bilhões de dólares. Serviços avançados de Threat Intelligence podem identificar e remediar rapidamente essas fraudes, protegendo a organização e os seus clientes em um dos maiores momentos do varejo.
App Performance
Para um site que movimenta milhares de transações por segundo, a lentidão ou indisponibilidade pode custar caro. Atentar-se para a performance da aplicação requer uma checagem final nos dispositivos, utilização de CDNs, redução de arquivos que sobrecarregam, retirada de features que não são importantes para o serviço prestado e criar modos off-line no caso de quedas. Tudo isso evita surpresas nos clientes e nos resultados de faturamento.
Desenvolvimento Seguro
Nem sempre quem está desenvolvendo novas aplicações sabe de todas as vulnerabilidades presentes no código. Se o prazo é curto, então a revisão dos requisitos de segurança é ainda mais comprometida. Para não lançar serviços vulneráveis, os scans e testes contínuos reduzem drasticamente a chance de atacantes afetarem o seu negócio.
Com a observação dessas dicas e a contratação de um parceiro confiável e expert nos features necessários para uma boa performance, a Black Friday se torna um momento-chave para alavancar os lucros do ano.