No dia a dia, não será incomum que em algum momento essa medida deverá ser tomada dessa forma. Relembro algumas vezes que eu necessitei aplicar essa ação. Vou compartilhar com quem tiver interesse uma forma prática e rápida de formatar o BIG IP com um pen drive. Em parte é de grande valia que o executor tenha algum conhecimento com o sistema operaciona Linux, pois a arquitetura do F5 é CentOS 5.4 – 6.4, Linux Kernel 2.6.32 (64-bit kernel only)*
Passo a passo:
A priori, não devemos esquecer de criar um backup do equipamento, pois além das configurações existentes o backup possui a licensa de registro que “libera” os módulos que foram adquiridos pelo cliente. Também não esquecer de introduzir o pen drive na entrada USB do BIG IP. O Segundo passo é verificar se no diretório /mnt, possui o subdiretório pen (vejam que para este caso temos o subdiretório pen, pois vamos utilizar o pen drive) ao utilizar do comando ls, serão listados todos os arquivos e diretorios existentes. Se não for encontrado o diretório pen, basta criar utilizando este comando mkdir pen.
O terceiro passo é montar pen drive com a imagem ISO do BIG IP. Para encontrarmos a imagem devemos procurá-la em seu diretório de origem que é: /shared/images. Neste diretório repousam tanto imagem quanto os Hot Fix desenvolvidos pela F5. Caso a vontade seja formatar o F5 com uma ISO diferente das que se encontram nesse diretório, será necessário primeiro carregar a imagem no F5 para depois criar o ponto de formatação. Porém no nosso exemplo a imagem que se encontra no diretório é justamente a imagem que queremos usar. Dessa forma, basta aplicar o comando
mount -o loop BIGIP-11.5.1.0.0.110.iso /mnt/pen
Caso não esteja no diretório /shared/images ( para saber o seu diretório de origem, basta digitar pwd) é possível montar o pen drive porém o diretório da imagem precisa ser informado:
mount -o loop /shared/images/BIGIP-11.5.1.0.0.110.iso /mnt/pen
Após alguns segundos acesse o diretório /mnt/pen e em seguida visualize os arquivos criados.
O quarto Passo é executar o arquivo mkdisk, Basta digitar o comando ./mkdisk e após alguns minutos, o sistema do F5 irá montar todas as informações necessárias para formatar o BIG IP. Ao concluir, o sistema informará que que os arquivos estão prontos, vai solicitar que o pen drive seja removido da entrada USB e que seja realizado o reboot do sistema.
Quando o BIG IP finalizar o reboot, será necessário licenciar e configurar o Backup.
Nesse artigo vimos como é possivel, de forma rápida e fácil, formatar o BIG IP. É desejável que o analista tenha um conhecimento básico de linux, pois nem sempre quem desempenha essa função tem essa habilidade. Os próxímos passos serão restauração de backup e licenciamento do BIG IP.
* Informação do sistema operacional extraída do site
https://support.f5.com/kb/en-us/solutions/public/3000/600/sol3645.html (Acesso realizado 22/04/2015 – 9:08)