Quantos NICs físicos (doravante pNICs) são necessários em um host ESXi? Em linhas gerais, é possível traçarmos uma linha base de comportamento destes servidores para ser utilizada como ponto de partida para a determinação do número necessário de pNICs.
Uma grande quantidade de fatores determina como um servidor ESXi irá se conectar à rede, tais como quantas redes distintas (Produção, DMZ, Backup, etc.).
Ilustração 1‑1: Estrutura de conexão pNICs
Precisaremos, portanto, dos seguintes pNICs:
- A Service Console precisa de pelo menos um pNIC, mas idealmente um segundo pNIC para redundância é recomendado;
- O VMotion precisa de no mínimo um pNIC. A quantidade de pNICs para Vmotion dependerá do número de hosts/VMs bem como a quantidade simultânea de migrações (VMotion) que acontecerão por minuto. Contaremos com um mínimo de dois pNICs para termos redundância. É mandatório que estes sejam de pelo menos 1Gbps;
- Se o VMware FT for utilizado, precisaremos de mais dois pNICs;
- Para ambientes que utilizam iSCSI/NFS colocaremos mais dois pNICs (de novo, para redundância) exclusivos, o que garantirá a melhor performance. É altamente recomendado que sejam de 10Gbps;
- pNICs são também necessários para que as VMs “falem” com o core da rede. O número de pNICs dependerá da banda necessária para que estas VMs trafeguem sem gargalos. No mínimo dois são recomendados.
Desta forma, é muito comum encontrarmos hosts ESXi que possuem entre 4 e 10 pNICs, sendo que alguns ambientes pedem até 18!
Lembre-se de que o uso dos recursos do 802.11Q (tagging) para isolar o tráfego entre as subnets é recomendado.