Blog Agility

Reclamando espaço livre de LUNs no VMware ESXi 5.5

Reclamando espaço livre de LUNs no VMware ESXi 5.5

01É muito comum quando você tem LUNs apresentadas ao seu ESXi, ao liberar espaço da mesma, o seu storage não “entender” que este espaço foi liberado.


É muito comum quando você tem LUNs apresentadas ao seu ESXi, ao liberar espaço da mesma, o seu storage não “entender” que este espaço foi liberado.

Isto ocorre pois quando você libera espaço no datastore apresentado ao seu ESXi, o VMware marca estes blocos como livre, mais não “zera” fisicamente os blocos, pois os mesmos pertencem ao seu Storage e desta forma, quando você aloca mais dados na LUN, ela irá consumir novos blocos no volume em que está hospedada e desta maneira irá encher o volume.
Porém há uma maneira de “reclamar” estes blocos no ESXi, vejamos abaixo como.

Procedimento

  1. Acesse o seu ESXi 5.5 via SSH o execute o seguinte comando para listar os naa ID das LUNs que você deseja reclamar espaço:

    esxcli storage vmfs extent list

    02
    Imagem 1: esxcli storage vmfs extent list

  2. Após obter o naa da LUN escolhida, rode o comando abaixo para verificar duas informações: Attached Filters e VAAI Status:

    esxcli storage core device list –d  <naa>

    03
    Imagem 2: esxcli storage core device list –d naa

  3. Agora iremos executar um comando para verificar se é possível “reclamar” espaço da LUN em questão, se atentando a linha Delete Status, que deve estar com o status supported:

    esxcli storage core device vaai status get -d  <naa>

    04
    Imagem 3: esxcli storage core device vaai status get -d naa

  4. Para obtermos informações mais granulares a respeito da LUN em questão, devemos executar o comando abaixo. Devemos atentar para  a linha que informa o espaço total, o espaço livre e o tamanho dos blocos da LUN:

    vmkfstools -Ph -v 1 /vmfs/volumes/nome_do_datastore/

    05
    Imagem 4: vmkfstools -Ph -v 1 vmfs_volumes_nome-do-datastore

  5. Após todas estas verificações, finalmente chegou a hora de “reclamar” o espaço! O comando é o seguinte:

    esxcli storage vmfs unmap -l nome_do_datastore

    06
    Imagem 5: esxcli storage vmfs unmap -l nome_do_datastore

A partir daí observe no seu storage que o mesmo está aumentando a porcentagem de espaço livre.

OBS: É importante verificar o tamanho do bloco pois ao executar o comando para “reclamar” o espaço livre, o ESXi irá fazer o seguinte cálculo:

  • 200 MB para blocos de 1 MB
  • 400 MB para blocos de 4 MB
  • 1600 MB para blocos de 8 MB

No exemplo acima, a LUN tem blocos de 1 MB e irá rodar o comando em  ciclos de 200 MB de acordo com o cálculo (200×1), até todo o espaço divergente ser “reclamado”.

Este é um problema comum quando você trabalha com LUNs e o procedimento se mostrou muito eficaz, acabando de vez com as dúvidas para com relação a este assunto.