A Symantec possui diversas formas de instalação para facilitar a vida do administrador no momento de um roll out de clientes. É possível realizar o deploy via console de gerenciamento de uma forma automática, a criação de um executável e até mesmo um envio de um link de e-mail contendo a instalação. Porém, e se já existir um antivirus instalado na máquina cliente? A fabricante americana oferece uma forma simples de remoção que instala junto o cliente do Endpoint e esse processo será descrito neste artigo.
O administrador do Symantec que tem a intenção também remover os softwares de segurança que já constavam na máquina cliente antes da instalação do Endpoint, deve seguir os seguintes passos:
– Acessar o SEPM e adicionar um novo pacote de configurações de instalação acessando o menu Admin e a seção Client Install Settings, conforme mostra a imagem abaixo:
– Na tela que será aberta, nomear o pacote e tenha certeza de que habilitou a opção “Automatically uninstall existing security software”, pois será ela que irá analisar o cliente antes da instalação e remover qualquer software de segurança que nele existir:
– Após preencher todas as opções necessárias, salve o pacote.
– Para utilizar as configurações recém criadas, deve ser exportado um executável referenciando o pacote recém criado. Para isso, o administrador deve ir no menu Client Install Package, selecionar a opção de Sistema Operacional desejado, clicar com o botão direito e selecionar Export.
– Na janela que abrir, clique na combo box da seção Installation Settings and Features e escolha o pacote que criamos no primeiro passo, selecionando também a unidade organizacional que o cliente será introduzido e o local que o .exe será salvo:
– Clique em OK para concluir a operação:
– Navegue até o local selecionado e verifique se os arquivos foram criados. Basta agora somente executar na máquina cliente que o Symantec fará todo o trabalho.
A intenção do artigo foi auxiliar ao leitor no momento do deploy dos clientes do Symantec dentro de uma implantação. Remover automáticamente os softwares de segurança legados da máquina reduz drasticamente o tempo desta etapa do projeto e esse ganho é altamente rentável para a companhia.