Em máquinas virtuais é comum o uso de snapshots como forma de desfazer alterações, instalações de programas que prejudicaram a propria máquina e retorná-la a um estado funcional antes dessas alterações. No Infoblox até antes da versão 8.0 do NIOS existia o backup integral do Grid que, mesmo sendo efetivo, seu restore era mais agressivo e fazia todo o appliance retornar para o ponto antes do backup, fazendo o Delta (diferença entre o que esta no backup e o que está atualmente no Grid) ser maior.
Na versão 8.0 do NIOS a Infoblox disponibilizou o snapshot da base de dados do appliance. O snapshot pode ser utilizado quando alterações como inclusão de zonas, registros e redes (principalmente os executados em lote) são realizados e, por alguma razão, deseja-se reverter as alterações feitas.
Vamos exemplificar o processo e exibir como criar/restaurar snapshots pelo Grid Manager.
Conectado ao Grid Manager, vamos fazer uma inclusão massiva de redes, zonas e alguns registros numa instalação clean do Infoblox.
…mas antes, vamos tirar um snapshot do banco.
Clique em Grid > Grid Manager > Snapshot (na toolbar) e em seguida, Create
No Pop-up aberto, forneça uma descrição detalhada do snapshot para facilitar a identificação e clique em “Ok”
Será exibido um alerta informando que o snapshot anterior será removido. Clique em Ok.
Haverá um banner informativo com a confirmação da tarefa:
Agora, vamos processar nossos Batch Jobs para incluir as zonas e redes no IPAM.
Agora, imagine que nos foi solicitada a reversão da alteração. Vamos reverter para o snapshot anterior. O processo é similar ao de criar um snapshot novo. Navegue até Grid > Grid Manager > Snapshot e clique em Rollback.
O snapshot que criamos será apresentado. Reveja a descrição e clique em Ok para iniciar.
O administrador será alertado novamente sobre as implicações de reverter para o ultimo snapshot:
- Perda de todos os dados criados após a criação do snapshot.
- Reinicialização para redefinir o banco para o snapshot.
Clique em Ok.
O processo é bem mais rápido que o restore tradicional de todo o Grid. Com o acesso restabelecido após o restart do Grid Master, vamos acessar o IPAM e o DNS para ver se ainda existe a configuração feita após o snapshot.
No Syslog do Grid Master também haverá uma confirmação de que o rollback foi realizado com sucesso.
É importante ressaltar que o snapshot do banco de dados não armazena:
- Arquivos de FTP/TFTP
- Dados do Reporting/Splunk
- Dados de Discovery
Os ítens acima permanecem inalterados se o administrator reverter o banco para o snapshot mais recente.
Também só é possível ter uma versão de snapshot por Grid. Se o usuário criar outro snapshot, o existente será removido no processo.
Existem também outras situações que alteram a consistência do banco de dados e destroem o arquivo de snapshot existente:
- Promoção do Grid Master
- Upgrade/Downgrade
- Restore de todo o Grid pelo Backup tradicional
Da mesma forma no snapshot de máquinas virtuais, snapshots do banco do appliance não devem ser considerados como fonte de backup, mas apenas como uma forma de rollback rapido para reverter alterações e inclusões simples de informação no Infoblox. Uma rotina de backup e a salvaguarda dos arquivos fora do appliance Infoblox ainda deve ser configurada para possiblitar a reconstrução do ambiente Infoblox, caso necessário. Até o próximo artigo.