Blog Agility

Sobre Discos RDM

Sobre Discos RDM

 

Normalmente as VMs utilizam um arquivo do tipo .vmdk como disco virtual para armazenar o SO e também seus dados. Há algumas situações, porém, nas quais o disco virtual não é adequado, como, por exemplo, em clusters de aplicativos onde os discos são compartilhados e existem grandes arquivos de dados que não se deseje virtualizar por questões de acesso.

Existe outro tipo de solução baseada em disco RDM (Raw Device Mapped) que é implementado por um meta-arquivo no VMFS e que atua como um proxy entre a VM e um volume físico.

É utilizado principalmente para:
– Clusters de aplicativos (ex.: MSCS)
– Volumes muito grandes que você não queira virtualizar

Um RDM pode ser criado de duas formas:
– Virtual Compatibility Mode
– Physical Compatibility Mode

2013_06_FabioGomes_Tech Tip VMware_vCenter_Linked_Mode_6
Ilustração 1 1: Estrutura de conexão VM com disco RDM

Virtual Compatibility Mode
Neste modo o RDM virtualiza totalmente o disco/LUN físico mapeado. Para o SO guest ele se comporta exatamente como um disco .vmdk em um dataStore VMFS, sendo que as características reais do disco físico são mascaradas. Neste modo de trabalho é possível utilizar os recursos de Snapshot e File Locking no RDM, além de permitir migrações, clonagens e geração de templates (ao clonar ou criar templates à partir de uma VM com RDM o assistente converte o RDM para um novo .vmdk).

Physical Compatibility Mode
No modo de compatibilidade física o RDM faz uma mínima virtualização do dispositivo mapeado, oferecendo a flexibilidade do gerenciamento do volume pelo software de gerenciamento do storage. Neste modo, o VMkernel passa todos os comandos de disco diretamente para o dispositivo, com uma única exceção: o comando REPORT LUNs é virtualizado para que o VMkernel possa isolar e ser o owner do LUN. Todas as características físicas do disco são passadas para a VM.

Uma vantagem do modo de compatibilidade física é a possibilidade de utilizar VMs em cluster entre VMs e servidores físicos (virtual-to-physical).
RDMs no modo de compatibilidade física não podem ser clonados, migrados ou convertidos para template.
O VMware ESXi 5.0 usa uma técnica diferente para determinar se os LUNs de Raw Device Mapped (RDM) são usados para dispositivos de cluster MSCS, inserindo um sinal de configuração para marcar cada dispositivo que está participando de um cluster de MSCS como “permanentemente reservados”.

Durante a inicialização de um sistema ESXi as camada médias de armazenamento tentam descobrir todos os dispositivos apresentados a um sistema ESXi durante a fase de reivindicação de dispositivo. No entanto, LUNs de MSCS que têm uma reserva permanente de SCSI fazem com que o processo de inicialização se alongue, pois o ESX não consegue interrogar o LUN devido à reserva SCSI persistente colocada em um Nó MSCS ativo hospedado em outro host ESXi.