Há alguns dias meu colega André Padua escreveu em seu blog um artigo muito interessante nos ajudando a elucidar o conceito de Cloud Computing . Neste mesmo artigo ele também nos lembra que uma definição breve e clara deve ser o primeiro passo para uma decisão de implementação ou migração.
Hoje darei um passo adicional neste mesmo tema e abordarei desafios importantes que raramente – ou quase nunca – são lembrados nesta badalada e midiática jornada, nos fazendo perder a real dimensão do que a mudança representa para profissionais fornecedores e consumidores de TI. Para tal destacarei quatro aspectos , utilizando como lastro o estudo realizado pela Cloud Security Alliance e ISACA: 2012 Cloud Computing Market Maturity Study Results.
1-) Vivemos ainda em uma fase apenas conceitual da tecnologia. O atual estágio de maturidade da Infra-estrutura e plataforma de nuvem é baixo , impossibilitando ao mercado a fixação de uma percepção concreta dos benefícios que os serviços de TI em nuvem podem trazer.
2-) Pessoas e equipes precisarão mudar A adoção dos serviços em nuvem exigem que a cultura da empresa mude de um modelo orientado à operação para um modelo orientado à gestão de serviços, trazendo um desafio enorme às atuais estruturas de equipes e suas competências.
3-) Os Riscos permanecem Por mais que no nível operacional a responsabilidade possa ser transferida, as organizações devem estar cientes que serão , em ultima instância, responsáveis pelos riscos e perdas a que estão sujeitas.
4-) Incertezas sobre Relevância. “Does Cloud (IT) Matter” ? A pergunta que deu nome ao polêmico livro de Nicholas G. Carr cabe muito bem aqui também. Até agora poucas empresas conseguem perceber na nuvem oportunidades externas, como aumento de receitas, novos clientes ou inovação. Pelo esforço e tamanho da mudança, a adoção da computação em nuvem deveria ir além de ganhos operacionais internos.
Conceitualmente a nuvem é um avanço na forma como os serviços de TI serão prestados, eliminando gargalos e acelerando oportunidades, mas sua maturidade está ainda longe de fazer jus a toda badalação que vem recebendo.
Não seria mais produtivo se os aspectos que dificultam a adoção da nuvem fossem mais comentados e debatidos ? Quais, entre os itens acima, mais preocupam sua empresa e freiam projetos de computação em nuvem?