Blog Agility

A Computação em Nuvem e o nosso cotidiano

A Computação em Nuvem e o nosso cotidiano

 

Por Nelson Mincov

Os conceitos e modelos de Computação em Nuvem (Figura 1) vêm ocupando espaços discretamente em nossa vida cotidiana pessoal, por exemplo, disco virtual de arquivos tais como Google Drive, Dropbox, etc. A computação em nuvem também está alterando as condições de competitividade nos ambientes corporativos por meio de negócios inovadores no uso dos recursos computacionais. Este artigo visa fornecer subsídios técnicos aos executivos, gestores de tecnologia da informação e comunicação e mostrando alguns conceitos básicos desta nova maneira de administrar TIC para trazer maior competitividade aos negócios.

Sem saber, utilizamos os serviços de computação em nuvem em nosso dia a dia. Quando salvamos um arquivo em algum dos provedores de discos virtuais, o arquivo fica armazenado em um disco de um computador do provedor. Milhões de pessoas podem acessar com segurança e simultaneamente cada um seu arquivo enquanto vários milhares de usuários entram e saem do serviço variando constantemente o número de usuários. Este provedor possui diversos computadores interligados uns aos outros (Figura 1). Assim quando um deles falha, logo outro assume as tarefas daquele que falhou e pode ser trocado por um novo ou reparado. Isso é transparente para os usuários e eles não sentem quando algo errado ocorreu com os computadores do provedor. Os provedores podem utilizar variadas configurações tecnológicas assim como diversos modelos de negócio para a implementação da computação em nuvem (NIST SP800-146, May 2012)

2014_04_Nelson_Mincov_Desafios_e_Beneficios_da_Computacao_em_Nuvem_v1.0_01
Figura 1 – Nuvem Genérica

Embora existam várias arquiteturas e configurações, a infraestrutura básica de funcionamento (Figura 2), continua sendo a utilização de um computador físico contendo um sistema operacional e discos físicos para armazenamento das informações.

São utilizados programas para controles de acesso dos usuários, programas para controle de armazenamento, backup e programas para aplicações diversas. O provedor possui conexões para a Internet que permitem aos usuários se conectar aos serviços oferecidos.

2014_04_Nelson_Mincov_Desafios_e_Beneficios_da_Computacao_em_Nuvem_v1.0_02
Figura 2 – Infraestrutura Básica

Para entendermos os conceitos de computação em nuvem, trataremos de diversos tópicos básicos do assunto. Conheceremos o ecossistema internacional que formam a base de conhecimento e entendimento mútuo entre as comunidades acadêmicas, governos, fabricantes de equipamentos e softwares, entidades de padronização, etc.

Novas tecnologias de computação são desenvolvidas diariamente pelas universidades em todo o planeta. Surgem novas empresas iniciantes com objetivo de colocar essas inovações no mercado. Grandes fabricantes de tecnologia da informação e comunicação também reposicionam seus produtos e serviços com foco nos modelos de computação em nuvem. As entidades de padronização procuram desenvolver mapas de adoção tecnológica, alinhando as necessidades e desafios do mercado com as novas tecnologias. Procuram recomendar modelos tecnológicos que visam atender aos requisitos do ambiente de negócios.

A virtualização é base para a computação em nuvem. Trataremos do seu conceito, o que ela traz de bom para os negócios e também quais os principais desafios que devem ser enfrentados para a sobrevivência das empresas e suas equipes de tecnologia da informação e comunicação. Por fim, trataremos de uma visão conceitual da Internet das coisas e sua ligação com a computação em nuvem.

Abaixo estão descritos os principais tópicos tratados:

  1. Ecossistema da Padronização Internacional
  2. Histórico de TIC
  3. Requisitos dos Negócios
  4. A Virtualização
  5. A Nuvem
  6. Desafios para os Negócios
  7. A Internet das Coisas e a Nuvem

A tecnologia de computação em nuvem veio para ficar e ainda irá se desenvolver, contudo é recomendado que as pessoas envolvidas direta e indiretamente com esta tecnologia, compreenda o ecossistema conceitual e requisitos práticos técnicos e do negócio para inserir sua empresa com segurança nesta tecnologia promissora.

Esta série de artigos pretende tratar os conceitos básicos utilizados e mostrar a importância do uso da computação em nuvem para os negócios atuais.

 

 

Referências
(s.d.).
NIST SP800-146, N. S. (May 2012). Cloud Computing Synopsis and Recommendations. NIST.