Balanceamento de carga em ambiente middleware é fundamental para garantir alta disponibilidade de um serviço com boa performance. Em ambientes Oracle, com servidores se comunicando com protocolo T3, normalmente o balanceamento é feito com servidor Apache, o que acarreta em compra de maquinas e software além da administração sobre eles.
Existe uma forma de fazer este balanceamento com BIG-IP LTM, possibilitando trabalhar com um único equipamento para realizar o balanceamento e gerenciamento sobre os servidores da aplicação.
O procedimento de configuração para o balanceamento é padrão, cria-se um pool de servidores com monitores e o método de balanceamento desejado, associado a um Virtual Server.
2. Conteúdo
O segredo para que o balanceamento ocorra em ambientes de transação com protocolo T3, é a criação de um profile oneconnect, limitando o numero de conexões por servidor.
Exemplo:
Dentro da guia: Local Traffic -> Profiles -> Novo:
Modificar os valores:
- Maximum Size = 100
- Maximum Age = 120
Desta forma, as conexões serão forçadas a fechar e as requisições subsequentes são encaminhadas para outro servidor/serviço.
3. Conclusão
Após essa configuração as transações são balanceadas corretamente entre os servidores, como pode ser visualizado nas queries retiradas em cada servidor, conforme abaixo:
Essa implementação é simples e não onera o processamento do BIG-IP, tornando a infraestrutura mais robusta e menos complexa para se gerenciar.