A replicação é bidirecional, ocorrendo tanto de entrada e saída. Cada uma dessas instruções pode ser desabilitada / habilitada indepedentemente da outra usando o comando repadmin. O comando repadmin faz parte das ferramentas de suporte, incluídas no Windows por padrão.
Quando você está fazendo grandes mudanças no Active Directory, é recomendável que você desative a replicação de saída no DC que você está modificando. Isso permitirá que você possa testar todas as mudanças que você fez em um único DC sem propagar essas alterações para o restante de seu diretório. Se você cometer um erro ou achar que as alterações feitas não foram bem sucedidas, você pode restaurar um único DC ao invés de ter que realizar uma operação de recuperação de desastre em todo o seu domínio.
Para desativar a replicação de saída em um controlador de domínio, digite o seguinte:
Comando: repadmin /options <DC_NAME> +DISABLE_OUTBOUND_REPL
Para reativar a replicação de saída, digite o seguinte:
Comando: repadmin /options <DC_NAME> -DISABLE_OUTBOUND_REPL
Para desativar a replicação de entrada, digite o seguinte:
Comando: repadmin /options <DC_NAME> +DISABLE_INBOUND_REPL
Para reativar a replicação de entrada, digite o seguinte:
Comando: repadmin /options <DC_NAME> -DISABLE_INBOUND_REPL
É importante notar que a desativação de replicação de saída em um controlador de domínio não terá qualquer efeito sobre a replicação de entrada. O DC ainda receberá atualização de seus outros parceiros de replicação, a menos que você desative a replicação de entrada sobre eles também.
Fazendo uso deste procedimento podemos garantir manutenções e mudanças no DC com mais segurança, evitando a propagação de possiveis erro para o diretório.