O SNMP é um protocolo padrão usado para gerência de redes TCP/IP e facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e switches. O SNMP possibilita aos administradores de rede gerenciar o desempenho, encontrar e resolver eventuais problemas, bem como fornecer informações para o planejamento de projetos e base para continuidade do negócio.
O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional, pois para as operações GET e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação. Por conta disso, os sistemas de gerência de redes evitam os termos ‘cliente’ e ‘servidor’ e optam por usar “gerente” para a aplicação que roda na estação de gerenciamento e “agente” para a aplicação que roda no dispositivo de rede.
Pode-se configurar para que o Data Ontap envie os alertas para esse gerente (Traphost).
Para a configuração em storage NetApp, deve-se utilizar os seguintes passos:
1) Verificar se o serviço SNMP está ativo no NetApp com o comando:
2) O serviço de SNMP no NetApp é habilitado por padrão, mas caso a opção snmp.enable esteja com o status off, digite:
3) Para verificar as opções para o serviço, digite:
4) Para configurar o envio dos traps SNMP, deve-se habilitar a opção snmp authtrap, que por padrão está desabilitado, com o comando:
5) Agora deve-se definir a comunidade SNMP usada no ambiente, com o comando:
6) Adicionar o contato:
7) Agora deve-se definir o IP do traphost, servidor que coleta as informações dos alertas enviados pelo NetApp, digitando:
8) Para verificar as configurações realizadas, digite:
Após essas configurações o NetApp enviará os traps SNMP para o Traphost.