Configuração
1. O principal objetivo do Nutanix Metro Availability, é garantir a proteção de dados e alta disponibilidade do ambiente virtual de uma empresa. Para isso, o Metro Availability fará a replicação dos Containers Nutanix de forma síncrona, entre dois clusters Nutanix. Em caso de falha ou indisponibilidade do cluster primário, com apenas poucos cliques é possível disponibilizar todo o ambiente virtual no cluster secundário, pois todos os dados das máquinas virtuais protegidas estarão disponíveis. A seguir temos uma imagem que exemplifica o conceito:
2. Para implementação do Metro Availability, são necessários dois clusters Nutanix (separados fisicamente) e um cluster VMware (Hypervisor utilizado neste exemplo de configuração). A imagem a seguir demonstra o ambiente que será utilizado neste exemplo. Temos quatro blocos Nutanix, rodando oito Hypervisors ESXi 5.5. Esta estrutura está dividida em dois clusters Nutanix (Cluster-A e Cluster-B), que por sua vez fazem parte de um cluster VMware.
3. Na imagem a seguir podemos ver os oito hosts ESXi, já integrados ao VMware vCenter, formando o cluster VMware chamado (Cluster-NTNX):
4. Para a configuração do Metro Availability, iremos na opção “Home” – “Data Protection”, na console de gerenciamento do Cluster-A Nutanix, que contém os dados das máquinas virtuais a serem protegidas:
5. Logo após, selecionar a opção “+ Remote Site” e “Physical Cluster”, conforme imagem a seguir:
6. A seguir adicionamos as informações referentes ao Cluster-B, que será o cluster remoto que receberá os dados do Cluster-A:
7. Após isso, devemos executar o mesmo procedimento a partir do Cluster-B, porém desta vez, informando os endereços do Cluster-A. A ideia desta configuração é simplesmente informar ao Cluster-A quais endereços fazem parte do Cluster-B e vice e versa:
8. Agora que já temos os dois Clusters Nutanix cadastrados, por meio do Cluster-A, podemos configurar o Metro Availability, que se encontra dentro da opção “+ Protection Domain”, conforme a imagem a seguir:
9. Por meio do assistente de configuração escolhemos um nome para a configuração do Metro Availability, neste caso usaremos “PD-METRO”:
10. Escolhemos o Container que será replicado, neste caso o container chamado “METRO” será a origem dos dados. Importante, o container deve ser criado nos dois Clusters Nutanix com o nome exatamente igual, antes da configuração do Metro Availability:
11. Escolhemos o Remote Site “Cluster-B”, cadastrado anteriormente:
12. A seguir definimos o parâmetro de detecção de falhas do Metro Availability. Utilizaremos a opção “automática após 15 segundos”, que significa que em caso de falha de comunicação com o site remoto, o Metro Availability será desabilitado no Container, para permitir que as máquinas virtuais possam voltar a escrever nos discos:
13. A tela a seguir é uma revisão do que está sendo configurado:
14. Após a configuração do Metro Availability, podemos acompanhar por meio da console de gerenciamento o status da replicação de dados. Ao término da replicação, o ambiente estará totalmente protegido pelo Metro Availability.
O procedimento para configuração do Nutanix Metro Availability é extremamente simples e amigável, fornecendo uma solução de proteção de dados e disaster recover robusta e confiável.