Unidades de disco rígido estão ficando maiores e mais baratas a cada ano, por que você precisaria da deduplicação? Bem, o problema é o crescimento. Crescimento em dados está explodindo tanto que os departamentos de TI em toda parte terá alguns desafios sérios para atender a demanda.
Confira a tabela abaixo, onde IDC previu que estamos começando a experimentar um crescimento de armazenamento em massa. Você consegue imaginar um mundo que consome 90 milhões de terabytes em um ano? Estamos a cerca de 18 meses de distância!
A Deduplicação de dados do NetApp combina os benefícios da granularidade, desempenho e resiliência para garantir uma vantagem significativa na corrida para atender às crescentes demandas de capacidade de armazenamento.
Antes de iniciar a configuração da deduplicação no NetApp tenha certeza de que você possui a licença de Deduplicação (a_sis) habilitada no seu Storage, para isso execute o seguinte comando:
license
Vamos habilitar a deduplicação no volume vol1, para isso execute o seguinte comando:
sis on /vol/vol1
Ao habilitar a deduplicação, o Data ONTAP deverá informar que se o volume selecionado já tiver dados, é necessário executar o comando sis start –s /vol/vol1 para iniciar a deduplicação.
Para verificar o estado da deduplicação no NetApp digite o seguinte comando:
sis status
Ele mostra os volumes que têm a deduplicação ativada e o estado do volume no momento. Na figura a deduplicação está ativa no vol1 porém está em estado de espera.
Para agendar a deduplicação no volume, execute o seguinte comando:
sis config –s sun-sat@21 /vol/vol1
No nosso caso, a deduplicação foi agendada para ser executada toda noite às 21 horas.
Depois de criar o agendamento da Deduplicação, você pode verificar se o agendamento está correto de acordo com sua necessidade. Para isso, execute o seguinte comando:
sis config /vol/vol1
Para verificar o quanto de espaço foi reduzido após a execução da deduplicação no NetApp, execute o seguinte comando:
df- s /vol/vol1
Por se tratar de um novo volume e sem dados, não houve redução de espaço no exemplo acima.
Para desativar a deduplicação de um volume, execute o seguinte comando:
sis off /vol/vol1
A configuração de Deduplicação é simples, rápida e os benefícios são excelentes para o ambiente de Storage. O ganho em espaço no volume é significativo e importantíssimo para o gerenciamento de espaço.