Blog Agility

Configurando File Share Witness para o Exchange 2010 DAG

Configurando File Share Witness para o Exchange 2010 DAG

 

Para ajudar os servidores membros de um DAG a determinar com certeza qual nó está com os serviços parados, o Exchange 2010 usa o que conhecemos como File Share Witness. O FSW serve como referência entre os membros do DAG sempre que um dos servidores deixam de emitir um ping pela placa de heartbeat e aparenta estar com os serviços de cluster parados.

Um DAG (grupo de disponibilidade de banco de dados) é o componente básico do framework de alta disponibilidade e de resiliência de site integrado ao Microsoft Exchange Server 2010. Um DAG é um grupo de até 16 servidores Mailbox que hospeda um conjunto de bancos de dados e oferece recuperação automática no nível de banco de dados diante de falhas que afetem servidores ou bancos de dados individuais.

Um DAG é uma fronteira para a replicação de banco de dados de caixa de correio, alternância de banco de dados e servidor e um componente interno do Exchange 2010 chamado Active Manager. O Active Manager, que é executado em todos os servidores em um DAG, gerencia alternâncias e failovers.
Quando um servidor membro de um DAG que guarda uma cópia das databases não recebe um ping do outro membro, ele consulta o FSW para verificar se o primeiro servidor realmente está com os serviços parados. Somente depois que o FSW confirma que o primeiro servidor está indisponível, o segundo servidor ativa suas cópias de mailboxes databases.

Isso evita um problema conhecido nos ambientes Exchange chamado “Split-brain syndrome”, onde dois servidores, simultaneamente, oferecem os mesmos serviços aos usuários finais.

Seguindo as melhores práticas, o File Share Witness deve ser armazenado em um servidor Hub Transport ou um servidor conjugado Hub Transport/Client Access.

Através do comando power shell abaixo estamos configurando um FSW para um DAG chamado DAG01 no servidor SERVER01 e elegendo uma pasta chamada DAGFSW na unidade C.
2013_07_AdrianoClarete_Configurando File Share Witness para o Exchange 2010 DAG-01
Figura 1: Comando Power Shell para criação do FSW

O Exchange Server identifica cada outro servidor Exchange em sua organização automaticamente devido a todos os servidores serem membros do grupo de Active Directory Exchange Trusted Subsystem.

Todos os servidores Exchange possuem o grupo acima como membro do grupo Administrators local.

2013_07_AdrianoClarete_Configurando File Share Witness para o Exchange 2010 DAG-02
Figura 2: Propriedades do Grupo Administrators local no servidor Exchange
Após executarmos o comando para configuração do FSW, a pasta será criada e compartilhada com as devidas permissões no caminho especificado, nenhuma ação manual é necessária por parte do administrador.

2013_07_AdrianoClarete_Configurando File Share Witness para o Exchange 2010 DAG-03
Figura 3: Local de armazenamento do FSW no servidor Exchange
O Objetivo deste artigo foi apresentar, de uma forma resumida o File Share Witness no Exchange Server 2010, apresentando sua importância, conceito e suas configurações dentro de um Ambiente Exchange.

O bom funcionamento do FSW é essencial para que o DAG no ambiente Exchange esteja saudável e mantenha as databases online para acesso dos usuários sem nenhuma indisponibilidade.