Este artigo aborda o procedimento para descobrir o tamanho do MTU configurado em uma rede. Em redes de computadores, MTU é a abreviação para a expressão Maximum Transmission Unit, que em português significa Unidade Máxima de Transmissão. Refere-se ao tamanho do maior datagrama que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir.
O protocolo IP permite a fragmentação de pacotes, possibilitando que um datagrama seja dividido em pedaços, cada um pequeno o suficiente para poder ser transmitido por uma conexão com o MTU menor que o datagrama original. Esta fragmentação acontece na camada IP (camada 3 do modelo OSI) e usa o parâmetro MTU da interface de rede que irá enviar o pacote.
O tamanho padrão do MTU “janelamento” é de 1500 bytes (o tamanho do pacote real é de 1472, devido ao cabeçalho do pacote).
Dependendo das circunstâncias, é necessário aumentar o tamanho do janelamento para 9000 bytes (Jumbo frame). Com isso, é possivel melhorar em muito a performance da comunicação em rede. Algumas aplicações/equipamentos precisam de uma configuração de MTU maior do que o padrão para otmizar a comunicação.
Para testar o tamanho do MTU de maneira simples, podemos utilizar o comando ping, com alguns parâmetros:
O parâmetro “- f” indica que o pacote não deverá ser fragmentado.
A segunda opção “-l” é para o tamanho do pacote (MTU) a ser enviado.
Podemos observar no exemplo acima, que a comunicação se estabeleceu com sucesso utilizando o tamanho de MTU padrão (1472).
Se tentarmos utilizar um tamanho de MTU maior (Jumbo Frame), podemos observar que o pacote precisou ser fragmentado, o que nos indica que o MTU não está configurado para utilizar Jumbo Frames nesta conexão:
O procedimento para teste do MTU é muito simples, pode ser usado para validação após uma alteração e serve para certificar o tamanho maximo de pacotes que podem ser transmitidos entre equipamentos de rede.