Blog Agility

Ethical hacker: o que é e como pode ajudar sua empresa?

Ethical hacker: o que é e como pode ajudar sua empresa?

Com o aumento dos ataques de segurança cibernética, as empresas devem explorar novas maneiras de ficar um passo à frente dos agentes de ameaças. O IDG Research Services descobriu que 78% dos líderes de TI não confiam nas posturas de segurança de suas empresas, o que leva 91% das organizações a aumentarem o financiamento de segurança cibernética. 

Como parte desse foco maior, muitas empresas estão recorrendo a grupos de ethical hackers para ajudar a prevenir futuros ataques. Neste post, falaremos sobre o que é ethical hacker, sua importância e como eles podem beneficiar a sua empresa.  

O que é ethical hacker?

Quando se trata de hacking, certamente você pode pensar primeiro em uma pessoa ocupada com códigos em grandes máquinas em uma sala escura, cometendo algum crime cibernético. 

Mas você sabia que até mesmo o hacking pode assumir uma reviravolta ética?

O termo ethical hacker foi criado na década de 1990 pelo ex-executivo da IBM, John Patrick, para marcar a diferença entre hackers construtivos e criminosos cibernéticos.

Um hacker ético é uma pessoa que invade uma rede de computadores para testar ou avaliar sua segurança, sem intenção maliciosa ou criminosa. Os hackers éticos tentam ver seu sistema do ponto de vista do agente da ameaça.

Os ethical hackers têm um conjunto de habilidades semelhante aos hackers ‘black hat’ (maliciosos). Eles testam as medidas de segurança cibernética e são capazes de encontrar vulnerabilidades por meio de pentests e hacking em seu sistema.

Como um ethical hacker melhora a segurança e evita ataques cibernéticos?

Com o aumento do cibercrime, é vital que as empresas usem todas as táticas para construir suas defesas. Hoje em dia, o ethical hacker e a segurança cibernética são essenciais para proteger os sistemas e redes de computadores corporativos, o que aumenta a demanda por hackers brancos. 

Os hackers éticos ajudam as organizações a encontrar brechas em sua segurança e podem aconselhar como alterar os processos internos para tornar os processos mais rígidos. 

As 5 fases do processo de hacking:

Fase 1: Reconhecimento

O reconhecimento é o primeiro passo no hacking  É também chamada de fase de coleta de informações. Esta é a fase preparatória em que os hackers coletam o máximo de informações possível sobre o alvo para que possam detectar pontos fracos. 

No processo de reconhecimento, os hackers geralmente coletam informações sobre três grupos: rede, host e pessoas envolvidas. 

Fase 2: Escaneamento

Os hackers usarão uma variedade de métodos para sondar e escanear as defesas da sua empresa. Existem três tipos de varredura envolvidos:

  • Escaneamento de portas: significa escanear informações como portas abertas, sistemas ativos e vários serviços em execução no host;
  • Varredura de vulnerabilidade: verifica o alvo em busca de pontos fracos ou vulnerabilidades que podem ser exploradas; 
  • Mapeamento de rede: refere-se a encontrar a topologia da rede, servidores de firewall e, se houver, informações de host. Depois disso, um hacker cria um diagrama de rede com as informações disponíveis.

Fase 3: Obtendo acesso

Neste ponto, um hacker tem as informações de que precisa. Esta fase é onde um invasor penetra o sistema ou a rede usando várias ferramentas e métodos. Depois de entrar em um sistema, um hacker precisa aumentar seu privilégio para o nível de administrador para instalar um aplicativo necessário, modificar ou ocultar dados. 

Fase 4: Manutenção do acesso

Depois que o hacker obtém acesso, ele deseja mantê-lo para futuras explorações e ataques. Além disso, o hacker protege o acesso aos rootkits e cavalos de Tróia da organização e os utiliza para lançar ataques adicionais na rede. 

Um ethical hacker tenta manter o acesso ao alvo até terminar as tarefas que planejou realizar naquele alvo.

Fase 5: Otimização

Um bom hacker sempre limpa todas as evidências para que, posteriormente, ninguém encontre vestígios que levem a ele. Isso envolve modificar, corromper e excluir os valores dos logs, modificar os valores do registro e desinstalar todos os aplicativos que ele usou e excluir todas as pastas que ele criou. 

Remover todos os vestígios, tanto quanto possível, é uma obrigação para o ofício de hacker. Um ethical hacker apresenta riscos específicos para a empresa se não for feito corretamente.

Benefícios do ethical hacker

Apesar de possíveis controvérsias em torno dos ethical hackers, eles podem ser uma parte essencial para garantir a segurança do seu negócio. Suas descobertas ajudarão você a obter insights valiosos sobre como fortalecer seus sistemas e torná-los mais resilientes.

Aqui estão 5 benefícios de acesso ao serviço de ethical hacker no seu negócio:

1. Corrige vulnerabilidades antes de serem exploradas: o ethical hacker permite que você tome medidas de segurança proativas para a segurança cibernética de sua empresa e corrija quaisquer pontos fracos. Você evita danos catastróficos aos seus dados confidenciais corrigindo problemas subjacentes antes que um cibercriminoso se aproveite deles.

2. Fornece garantia independente de controles de segurança: quando você contrata um especialista para realizar o trabalho de ethical hacker nos sistemas de sua empresa, ele oferece feedbacks e recomendações para fortalecer sua segurança no futuro.

3. Garante a conformidade com os requisitos existentes de segurança de dados: o ethical hacker garante que sua empresa cumpra os requisitos em constante evolução de segurança cibernética, como LGPD e ISO 27001. Além disso, essa etapa ajuda a evitar penalidades por não conformidade.

4. Fornece o insight necessário para investimentos futuros: o paradigma do ethical hacker adiciona uma perspectiva essencial ao seu negócio, pois, ao identificar vulnerabilidades, você obtém insights sobre as áreas que precisam de melhorias e para onde seus futuros investimentos em segurança devem ser direcionados.

5. Melhora a conscientização sobre os riscos de segurança cibernética: um ethical hacker permite que você mostre a seus clientes e funcionários que tem um compromisso contínuo com a segurança. Esses especialistas podem ajudar a educar sua equipe sobre os métodos mais recentes usados ​​por criminosos cibernéticos para ajudar a aumentar sua conscientização.

Mesmo os melhores sistemas de segurança têm riscos associados a eles – um bom ethical hacker será capaz de encontrar essas vulnerabilidades antes de qualquer outra pessoa e dar a você a tranquilidade de saber que seus sistemas e dados estão seguros. 

Para encontrar mais conteúdos importantes, acompanhe o blog!