Imaginem o primeiro dia de vigência da Lei. Um momento que há meses, os times e comitês vem se preparando. Consultorias jurídicas, assessments de empresas de TI, roadmaps, etc. Provavelmente o roadmap ainda não foi 100% atendido, mas todos estão bem otimistas...
Começam a chegar as primeiras solicitações de clientes, fornecedores e ex-funcionários. Todos querem saber quais as empresas possuem seus dados, e que tipo de informação essas organizações possuem. Muitos irão pedir a sua exclusão (potencialmente empresas de telemarketing).
Os assessments permitiram localizar os dados e sistemas de armazenamento. Nos comitês já foi definido o DPO e os times que irão apoiar nas buscas pelas informações.
Agora, esses grupos se perguntaram qual a carga de solicitações que será suportada? Quantas solicitações esses times conseguem atender e ao mesmo tempo cumprir o prazo legal de 15 dias para resposta ao solicitante?
As novas demandas irão gerar um trabalho bastante pesado, e se os times não estiverem preparados com soluções que realizem a gestão de todo o processo, de forma automatizada e inteligente, irão possivelmente perder os prazos e sofrer punições.
A automação deve envolver pelo menos os seguintes processos:
Além disso, dada a grande complexidade dos processos envolvidos, não se trata somente de automação de processo, mas também é fundamental que a necessidade de análises humanas seja minimizada ao máximo, de forma a garantir eficiência operacional, economia e atendimento aos prazos.
E tamanha eficiência apenas se dá graças aos avanços da inteligência artificial. A solução XaaS de Gestão de Privacidade de Dados da Agility conta com as mais avançadas tecnologias de automação para realizar análises que normalmente tomariam centenas de horas de profissionais experientes.
O principal objetivo do serviço é realizar a operação para atendimento às solicitações dos titulares dos dados e gestão de consentimento, fazendo com que nossos clientes não precisem se preocupar..
O nosso cliente terceiriza essa operação, e a Agility entrega o resultado. Ele deixa de se preocupar com quaisquer ônus inerentes a operações complexas, e passa a ter acesso a informações relacionadas a resultados, que é o que realmente importa, como: quantidade de solicitações recebidas versus solicitações atendidas e em qual prazo, bem como indicadores relativos à gestão de consentimento.
Toda a parte de integração com sistemas, data discovery em dados estruturados e não estruturados e gestão de consentimento ficam por conta da Agility, assim, o cliente foca no que é mais valioso e importante para ele, o seu negócio, sem preocupações com os pesado encargos para tudo isso funcionar.