Appliances Virtuais fornecem soluções de software pré-configuradas. Um dos principais componentes em um ambiente Citrix, é o serviço de licenciamento Citrix Licensing (lmadmin.exe).
Desde Julho de 2010 a Citrix fornece um virtual appliance dedicado para a função de licenciamento dos produtos da empresa.
O appliance roda no Hypervisor Citrix XenServer e requer no mínimo 128MB de RAM e 8GB de espaço em disco. Recomenda-se realizar o deploy com 256MB.
O Citrix License Virtual Appliance está disponível para download no link abaixo.
http://www.citrix.com/downloads/licensing/license-server/
1. Para iniciar o processo de importação do virtual appliance para o XenServer, na console de gerenciamento do XenCenter, clique com o botão direito no host e em seguida selecione a opção import.
2. Localize o arquivo Citrix_License_Server_appliance.xva e em seguida clique em Next;
3. Selecione o Host XenServer onde o Citrix License Server Virtual Appliance será iniciado e em seguida clique em Next;
4. Selecione o Storage onde o disco virtual será armazenado. Neste exemplo o virtual appliance será armazenado no Local Storage do próprio host Citrix XenServer.
5. Selecione uma interface de rede virtual. Lembrando que a rede desta interface deve estar acessível para os servidores Citrix XenApp.
6. Clique em Finish para concluir o processo de importação e marque a opção Start VM(s) after import para que a máquina virtual inicie automaticamente após a importação.
7. Após conclusão da etapa anterior, o virtual appliance já está pronto para ser configurado no ambiente.
O Citrix License Server virtual appliance é uma excelente alternativa para o ambiente de licenciamento dos produtos Citrix, além de fácil implementação podemos destacar os seguintes benefícios:
- Não necessita de licenças Microsoft
- Requer poucos recursos de memória e processador
- Simplifica o gerenciamento das licenças Citrix
- Suporta o Microsoft Active Directory