Blog Agility

Laboratório com ESX 5.5 em modo Nested (Nested ESX – Parte 1/12)

Laboratório com ESX 5.5 em modo Nested (Nested ESX – Parte 1/12)

Este guia descreve a montagem de um laboratório utilizando virtualização dupla (Nested ESX Virtualization), ou seja, um ESX (Nested) rodando como uma máquina virtual dentro de outro ESX (físico).


Introdução

Esta série de artigos descreve a instalação de um ambiente de laboratório utilizando virtualização com Nested ESX, onde um host ESX (VMware vSphere 5.5) será virtualizado dentro de outro host ESX que já está rodando o VMware vSphere 5.5. Esse modo de operação não é suportado oficialmente pela VMware mas é uma ferramenta muito útil na montagem de ambientes de laboratório.

A configuração demonstrada nesse guia será utilizada futuramente para laboratórios mais complexos e a arquitetura de rede foi desenhada de um modo específico prevendo sua futura utilização. Entretanto, vários conceitos desse guia podem ser utilizados e alterados para montagem de outros tipos de ambiente.

O laboratório utilizado possui servidores físicos que já rodam o vSphere 5.5 com o vCenter, além de outros equipamentos de rede físicos como roteador e firewall. Entretanto a estrutura demonstrada pode ser adaptada para rodar em um host ESXi.

Os requisitos para rodar o ESX 5.5 podem ser verificados na documentação de instalação da VMware.

Em resumo, as características mínimas para rodar o ESX 5.5 em um host físico estão descritas a seguir:

  • O hardware de base deve possuir CPU x86 de 64-bit.
  • O servidor necessita de pelo menos dois núcleos (cores). Da mesma forma, a VM para o nested ESX deverá ser criada com no mínimo dois núcleos.
  • O bit NX/XD precisa estar habilitado nas configurações de CPU da BIOS. Da mesma forma, a VM para o nested ESX necessita do bit NX/XD habilitado.
  • Para o suporte a virtualização de máquinas de 64-bit é necessário que o servidor tenha o suporte a Intel VT-x or AMD RVI e o mesmo necessita estar habilitado. Idem para as configurações da VM do nested ESX.
  • Mínimo de 4 GB de RAM. Sugerido mínimo de 8 GB de RAM. A quantidade de memória se relaciona também com o workload das máquinas virtuais que rodarão nesse host. Da mesma forma, a VM para o nested ESX deverá ser criada com no mínimo 4 GB de RAM.

Para verificar se o hardware de base permite a virtualização em modo nested, acessar o endereço https://IP-do-servidor/mob/?moid=ha-host e clicar no link “capability”:

00a_Nested_ESX_requirements

Na lista de atributos suportados, procurar pela linha “nestedHVSupported” com o valor “TRUE”

00b_Nested_ESX_requirements2

O modelo geral da virtualização dupla é demonstrado pela figura a seguir, onde dois hosts ESX “físicos” possuem uma máquina virtual com o vSphere instalado (Nested ESX). Essa máquina, por sua vez, possui outras VMs instaladas (Nested VMs):

00_Capa03

A topologia de rede criada para este laboratório prevê que somente o Nested ESX e uma segunda VM com um Linux pfSense possuam acesso roteado da rede externa do laboratório.

O pfSense realizará NAT para uma segunda rede (Nested) que é isolada do ambiente físico. As configurações de rede serão detalhadas em seção específica, porém a figura abaixo apresenta uma visão de rede do ponto de vista do ESX físico e do Nested ESX.

A rede isolada é representada pelas linhas vermelhas:

00_b_Topologia4

Os passos para a criação deste laboratório são descritos a seguir. Cada um dos itens representa um link da série de artigos

  1. Introdução (you are here ; -) )
  2. Criando um resource pool no ESX “Físico
  3. Criando a rede no ESX “físico”
  4. Criando a máquina virtual para o Nested ESX
  5. Configurando o arquivo .vmx da VM do Nested ESX
  6. Instalando o ESX 5.5 na VM (Nested ESX)
  7. Configurando redes no Nested ESX
  8. Configurando o storage do Nested ESX
  9. Criando Nested VMs
  10. Instalando o pfSense na Nested VM
  11. Configurando o pfSense para realizar NAT entre redes “física” e “nested”
  12. Testes com o Nested ESX

Clique no link a seguir para acessar o próximo tópico da série Criando um resource pool no ESX “Físico”.

Referências

Este artigo utiliza como referências testes realizados no laboratório do Agility Tech Center e os links a seguir: