Blog Agility

NetApp – Realizando reclaim de espaço sem o SnapDrive

NetApp – Realizando reclaim de espaço sem o SnapDrive

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_05 (1)
Por Marcelo Ferreira Tancredi

Muitas vezes o system manager pode apontar que LUNS e Volumes estão cheias, mas grande parte das vezes isso se dá devido a deleção de arquivos sendo que o storage não fica ciente desta operação realizada pelo sistema cliente. Para solucionar este pequeno problema podemos recorrer ao SnapDrive para realizar o reclaim de espaço nas Luns – o processo de verificar qual o real tamanho da LUN e quais arquivos foram apagados e em seguida avisar o Storage do espaço real alocado.


Por Marcelo Ferreira Tancredi

Muitas vezes o system manager pode apontar que LUNS e Volumes estão cheias, mas grande parte das vezes isso se dá devido a deleção de arquivos sendo que o storage não fica ciente desta operação realizada pelo sistema cliente.

Para solucionar este pequeno problema podemos recorrer ao SnapDrive para realizar o reclaim de espaço nas Luns – o processo de verificar qual o real tamanho da LUN e quais arquivos foram apagados e em seguida avisar o Storage do espaço real alocado.

Mas e quando não temos disponível o SnapDrive no servidor ou não podemos simplesmente instalá-lo? Temos uma solução simples, mas eficiente com o Data Ontap Toolkit para Powershell.

Basicamente o Sistema Operacional que recebe a LUN é responsável por gerenciar o espaço disponível, usualmente apenas operações de read e write são enviadas ao Storage. Mas quando um arquivo é deletado em um sistema/disco Windows, não é enviado um novo write para “zerar” o espaço que o arquivo ocupava, somente é removido o “ponteiro” para a trilha/setor que o arquivo estava.

Grande parte dos Sistemas Operacionais existentes no mercado atualmente não realizam este reclaim de espaço automaticamente incluindo o Windows 2003/2008. Caso você tenha um dos SO abaixo, eles já fazem esta ação automaticamente:

  • VMware ESX 5.0 ou mais recente
  • Red Hat Enterprise Linux 6.2 ou mais recente
  • Microsoft Windows 2012

Quando não há suporte nativo do SO, a ferramenta SnapDrive é responsável por realizar o reclaim. Mas as vezes não temos como instalá-la no servidor e precisamos dar uma solução rápida a este problema, para isto basta usar o Data Ontap Toolkit para Powershell.  Em poucos comandos sua LUN já aparecerá com o tamanho real e assim evitando qualquer tipo de instalação de software ou com a monitoração do ambiente.

Comece realizando o download do Data Ontap Toolkit no link abaixo:

http://mysupport.netapp.com/NOW/download/tools/powershell_toolkit/

Após o download copie o arquivo zip para o servidor e extraia o conteúdo em um diretório de sua conveniência. No meu caso, utilizei o caminho abaixo:

C:\Users\%username%\Desktop\DataOntap

Abra a console do powershell e realize a importação do módulo:

#Import-Module “Caminho para o diretório do módulo”

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_01

Conecte na controladora que é owner da LUN, através do comando abaixo:

#Connect-NaController “ip da controladora” – Credential root

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_02

Para listar todos os discos que são fornecidos pelo Storage NetApp,:

 

#Get-NAHostDisk

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_03

E finalmente para realizar o reclaim de espaço, não esquecendo de substituir a unidade que é necessário o processo:

 

#Invoke-NaHostVolumeSpaceReclaim T:

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_04

Aguarde o término do processo.

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_05

Verifique no System Manager o antes e depois.

Antes:

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_06

Depois:

2014_09_Marcelo_Tancredi_NetApp_Realizando reclaim_de_espao_sem_o SnapDrive_07

Por meio de um processo bem simples deixamos em conformidade o espaço real disponível no SO com o disponível no System Manager. Sem a necessidade de instalação de software adicional – outra grande vantagem. Ao utilizar o Powershell e o módulo Data Ontap podemos ainda automatizar este procedimento criando scripts para diversos servidores.