Um pentest é uma das maneiras mais eficazes para as empresas identificarem proativamente as lacunas de segurança cibernética e corrigi-las antes que sejam exploradas por agentes mal-intencionados.
Mas o que exatamente é o pentest e o que ele envolve? Conheça a seguir.
O que é pentest?
O pentest é uma avaliação de segurança, análise e progressão de ataques simulados em um sistema, aplicação ou rede para verificar sua postura de segurança.
O principal objetivo do pentest é fortalecer e melhorar a segurança, descobrindo vulnerabilidades exploráveis. Os insights fornecidos nessas tentativas de violação são usados para ajustar políticas e controles, oferecendo uma chance de corrigir vulnerabilidades antes que qualquer comprometimento possa ocorrer.
Os objetivos principais de um pentest são:
- Acompanhamento do cenário de ameaças cibernéticas em constante mudança;
- Detecção e mitigação de erros de lógica de negócios;
- Preparação para auditorias de compliance;
- Proteger a reputação da sua empresa, interrompendo as violações de segurança.
Qual a importância de um pentest?
Em qualquer aplicação ou rede, existem pontos fracos ou falhas que um invasor pode explorar para afetar a confidencialidade, integridade ou disponibilidade dos dados.
Os resultados do pentest incluem uma lista de saída de vulnerabilidades, os riscos que representam para a rede ou aplicação e um relatório de conclusão. Os tipos de relatórios variam de acordo com o tipo de pentest conduzido, mas geralmente incluem um resumo executivo, escopo do trabalho, metodologia, resumo das descobertas, recomendações, remediação pós-teste e detalhes da descoberta.
As vulnerabilidades encontradas durante um pentest podem ser usadas para modificar suas políticas de segurança existentes, corrigir suas aplicações e redes, identificar pontos fracos comuns em seus sistemas e ajudar a fortalecer a postura geral de segurança da organização.
Como funcionam os pentests?
O pentest tem início com um pequeno reconhecimento que coleta informações sobre o seu negócio e identifica pontos vulneráveis. Por fim, o especialista tenta invadir seu sistema e relata como foi bem-sucedido. Esses tipos de ataques, às vezes chamados de ataques de “white hat”, são altamente educativos.
Os 5 tipos de pentests
Após uma discussão completa de suas necessidades e preocupações, os testadores decidirão sobre a melhor abordagem, que pode incluir qualquer uma ou uma combinação das seguintes:
- Nos testes direcionados, sua equipe de tecnologia da informação e os testadores trabalham juntos para realizar experimentos e analisar os resultados.
- Nos testes externos, são feitas tentativas de invadir entidades visíveis, como servidores da Web, servidores de e-mail e servidores de nomes de domínio. O objetivo é descobrir se essas entidades são propensas a ataques externos. Testes externos também revelam quão profundamente um hacker pode penetrar em seu sistema depois de obter acesso a ele.
- O objetivo do teste interno é encontrar lacunas por trás do seu firewall. Os testadores recebem a mesma autorização e níveis de acesso que os funcionários têm. Se houver pontos fracos que permitiriam acesso não autorizado aos dados, este teste os exporá. Indivíduos comprometidos ou descontentes dentro de uma empresa são tão perigosos quanto hackers externos.
- Algumas empresas solicitam testes cegos . Essa estratégia força os especialistas a prosseguirem com pouca informação sobre a empresa que estão testando. Por exemplo, eles podem receber apenas o nome da organização. Quanto mais informações eles descobrirem sobre a empresa, maiores serão os riscos de segurança.
- O teste duplo-cego é ainda mais exaustivo. Com exceção de um ou dois indivíduos, ninguém é informado de que um teste será realizado. Esse tipo de teste tem os resultados mais imparciais, por isso é muito útil para avaliar a conscientização de segurança e os protocolos de resposta.
Quem precisa de pentests?
O pentest é idealmente realizado por toda e qualquer organização que tenha uma presença cibernética, seja com um site ou armazenando dados em uma plataforma de nuvem.
Não importa se são startups, PMEs, empresas SaaS, sites de comércio eletrônico, organizações de saúde, instituições financeiras, empresas governamentais e privadas e até instituições educacionais. Pentests regulares podem ajudar na identificação oportuna de vulnerabilidades antes que sejam exploradas por invasores mal-intencionados.
Um pentest vai além de apenas detectar vulnerabilidades comuns com a ajuda de ferramentas automatizadas. Eles são capazes de descobrir questões de segurança mais complexas, como erros de lógica de negócios, problemas relacionados a gateways de pagamento ou confiança excessiva em controles do lado do cliente.
Os pentests devem ser realizados, no mínimo, uma vez por ano ou após cada atualização importante ou adição de novos recursos tecnológicos na sua empresa.
4 vantagens dos pentests
Está na hora de conferir de perto os 7 benefícios que os pentests trazem para a sua empresa.
1- Revelar vulnerabilidades
O pentest explora os pontos fracos existentes em seu sistema ou configurações de aplicações e infraestrutura de rede. Até mesmo ações e hábitos de sua equipe que podem levar a violações de dados e infiltração maliciosa são pesquisados durante os pentests.
Um relatório informa sobre suas vulnerabilidades de segurança para que você saiba quais melhorias de software e hardware devem ser consideradas ou quais recomendações e políticas melhorariam a segurança geral.
2- Mostrar riscos reais
Os ethical hackers tentam explorar as vulnerabilidades identificadas. Isso significa que você vê o que um invasor pode fazer no ‘mundo real’. Eles podem acessar dados confidenciais e executar comandos do sistema operacional.
Mas eles também podem dizer que uma vulnerabilidade teoricamente de alto risco não é tão arriscada devido à dificuldade de exploração. Somente um especialista pode realizar esse tipo de análise.
3- Testar a capacidade de defesa cibernética
Você deve ser capaz de detectar ataques e responder de forma adequada e no tempo. Depois de detectar uma invasão, você deve iniciar as investigações, descobrir os invasores e bloqueá-los. Sejam eles maliciosos ou especialistas testando a eficácia de sua estratégia de proteção. O feedback do teste irá dizer se (e mais provavelmente quais) ações podem ser tomadas para melhorar a sua defesa.
4- Garantir a continuidade dos negócios
Os pentests revelam ameaças potenciais e ajudam a garantir que suas operações não sofram com um tempo de inatividade inesperado ou perda de acessibilidade. A esse respeito, um pentest é como uma auditoria de continuidade de negócios.
Ao realizar pentests regularmente a sua empresa só tem benefícios! Obtenha uma imagem mais clara da postura de segurança da sua organização e corrija os problemas para fortalecer sua segurança. Quer saber mais sobre segurança digital, então leia nosso post sobre ethical hackers.