O Windows PowerShell foi desenvolvido especialmente para a administração de sistemas. Por meio deste recurso podemos controlar e automatizar tarefas do sistema operacional Windows e seus aplicativos.
Configuração de Roles através do PowerShell
Neste exemplo iremos instalar o SMTP-SERVER no servidor através do cmdlet (linha de comando com funcionalidades unificadas).
Através do menu iniciar-executar devemos digitar “powershell” para o cmdlet abrir.
Primeiramente devemos importar o módulo do Server Manager, já que por padrão os módulos não são carregados dentro das sessões do Windows PowerShell.
Para exibir a lista de módulo disponíveis devemos digitar o comando “Get-Module –ListAvailable” e a lista de módulos será exibida.
Neste exemplo iremos instalar a funcionalidade de SMTP no servidor através do comando “Add-WindowsFeature SMTP-SERVER”.
Após a instalação é exibida uma mensagem no Exit Code se a operação foi ou não concluída com êxito. No exemplo abaixo a instalação foi bem sucedida.
Após a instalação ser concluída, podemos consultar através do comando “Get-WindowsFeature” e será exibido todas as funções e recursos habilitados no servidor.
Para remover a função do servidor devemos utilizar o comando “Remove-WindowsFeature SMTP-SERVER”
O Windows PowerShell fornece automação e gerenciamento de ambientes de uma maneira flexível, tornando-se uma ferramenta indispensável aos administradores de sistemas.