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Server Roles no Windows 2008 Powershell

Server Roles no Windows 2008 Powershell

 

O Windows PowerShell foi desenvolvido especialmente para a administração de sistemas. Por meio deste recurso podemos controlar e automatizar tarefas do sistema operacional Windows e seus aplicativos.


Configuração de Roles através do PowerShell

Neste exemplo iremos instalar o SMTP-SERVER no servidor através do cmdlet (linha de comando com funcionalidades unificadas).

Através do menu iniciar-executar devemos digitar “powershell para o cmdlet abrir.

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Primeiramente devemos importar o módulo do Server Manager, já que por padrão os módulos não são carregados dentro das sessões do Windows PowerShell.

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Para exibir a lista de módulo disponíveis devemos digitar o comando Get-Module –ListAvailable” e a lista de módulos será exibida.

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Neste exemplo iremos instalar a funcionalidade de SMTP no servidor através do comando Add-WindowsFeature SMTP-SERVER”.

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Após a instalação é exibida uma mensagem no Exit Code se a operação foi ou não concluída com êxito. No exemplo abaixo a instalação foi bem sucedida.

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Após a instalação ser concluída, podemos consultar através do comando “Get-WindowsFeature” e será exibido todas as funções e recursos habilitados no servidor.

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Para remover a função do servidor devemos utilizar o comando “Remove-WindowsFeature SMTP-SERVER”
O Windows PowerShell fornece automação e gerenciamento de ambientes de uma maneira flexível, tornando-se uma ferramenta indispensável aos administradores de sistemas.