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Serviços gerenciados de TI: entenda o que são e como ajudam sua empresa

Serviços gerenciados de TI: entenda o que são e como ajudam sua empresa

 

No mundo dos negócios, organizações com os recursos mais recentes e tecnologias superiores ficam à frente da concorrência no mercado. 

No entanto, projetar um serviço de TI eficaz e acompanhar as últimas tendências internamente não é uma tarefa fácil para nenhuma organização. É aqui que entram os serviços gerenciados de TI.

Conheça mais sobre eles neste post!

O que são serviços gerenciados de TI?

Serviços gerenciados de TI é o processo de delegar as operações de TI a uma organização terceirizada. Esse tipo de empresa é especializada e fica responsável por lidar com todas as operações de TI da sua organização. 

As empresas que prestam serviços gerenciados de TI fornecem uma variedade de serviços, como segurança, backups de dados, serviços de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana e suporte sob demanda, entre outros.

Serviços gerenciados de TI: uma visão geral

Os serviços gerenciados de TI tornaram-se uma prática popular entre organizações de todos os tamanhos, que podem contar com fornecedores para lidar com suas operações e processos de negócios com foco no aumento da produtividade e eficiência. Inclusive, um estudo da Statista mostra que o mercado global de serviços gerenciados de TI atingirá mais de US$ 300 bilhões nos próximos anos.

A demanda por serviços gerenciados de TI é amplamente impulsionada por vários fatores, como:

  • Aumento da pressão para que a sua organização se mantenha atualizada com os últimos avanços tecnológicos;
  • Empresas que são muito pequenas para contratar uma pessoa ou equipe interna, mas têm muitos sistemas para gerenciar por conta própria;
  • Organizações com um departamento de TI sobrecarregado com tarefas diárias, como suporte ao usuário final, solução de problemas e atualizações de software;
  • Empresas com um departamento de TI capaz de lidar com as tarefas do dia a dia, mas que exigem conhecimento externo para projetos mais complexos;
  • Necessidade de atender a conformidades regulatórias;
  • Aumento do número de ataques cibernéticos.

3 benefícios dos serviços gerenciados de TI

Com a sua empresa enfrentando pressões devido a mudanças críticas na tecnologia e outras forças de mercado, é natural voltar-se cada vez mais para os serviços gerenciados de TI. Conheça três vantagens da sua adoção:

1- Reduza os gastos com TI

As empresas, principalmente as pequenas e médias, podem se beneficiar do suporte de TI com a ajuda de fornecedores de serviços gerenciados a um custo consideravelmente menor do que manter uma força de trabalho interna. Além disso, por meio de um modelo baseado em assinatura, é possível pagar pelos serviços que são utilizados quando se precisa deles.

O planejamento interno e o gerenciamento de gastos são simplificados pela terceirização de serviços gerenciados de TI. Como as despesas são normalmente previsíveis e regulares, as organizações podem prever seus gastos mensais, trimestrais e anuais com TI. Isso permite que as PMEs se concentrem em responsabilidades mais cruciais, como marketing e desenvolvimento de negócios.

2- Aproveite conhecimento especializado

Outra vantagem dos serviços gerenciados é a gama de experiências que os fornecedores podem oferecer à sua empresa. O profundo conhecimento em governança, compliance e segurança cibernética, por exemplo, que os fornecedores de serviços gerenciados de TI possuem é um ativo valioso para a mitigação de riscos. 

Essas empresas estão sempre atualizadas sobre as informações, as tecnologias e os procedimentos mais recentes que manterão sua infraestrutura operando sem problemas e com eficiência por um longo período de tempo.

O compliance regulatório é necessário em vários setores de negócios, incluindo finanças, saúde e educação. Essas empresas precisam do conhecimento e da experiência que um fornecedor gerenciado de TI oferece para atender aos rigorosos requisitos que controlam o armazenamento/gerenciamento de dados e a segurança cibernética geral.

3- Tenha um serviço confiável

Sua empresa ganha com seus recursos, além de experimentar as habilidades dos especialistas da provedora, já que encontrar indivíduos qualificados para criar uma equipe interna de TI pode ser bastante difícil. 

Além disso, você se beneficia de um especialista em TI comprometido. A confiabilidade do serviço é aumentada e as interrupções são reduzidas. Além disso, os SLAs combinados entre você e a empresa fornecedora garantem a confiabilidade da entrega e assistência, quando necessário.

Tendências em serviços gerenciados de TI

Com o mercado em constante evolução, é preciso estar atento às últimas tendências para oferecer os melhores serviços às organizações. Aqui estão algumas delas:

  1. Tecnologias emergentes 

Tecnologias emergentes como IoT e Blockchain criaram mais oportunidades. As organizações precisam treinar e contratar pessoas com um profundo conjunto de habilidades e compreensão dessas tecnologias, o que pode se transformar em custos inesperados para a organização. Fornecedores de serviços gerenciados de TI podem ajudar a preencher essa lacuna, fornecendo conhecimento sobre essas tecnologias.

  1. Crescimento de ataques cibernéticos

O aumento dos ataques cibernéticos obrigou as empresas a se concentrarem mais em sua segurança. Os fornecedores de serviços gerenciados de TI ajudam as organizações a implementar soluções de segurança e a se recuperar de qualquer ataque cibernético que ocorra. 

  1. Serviços na nuvem

As organizações usam cada vez mais serviços em nuvem para construir novas plataformas e atender às necessidades de transformação digital. Os fornecedores de serviços gerenciados de TI oferecem modelos de preços baseados no consumo para diferentes organizações.

  1. Crescimento em tecnologias baseadas em assinatura

Houve um grande aumento nas tecnologias baseadas em assinatura, como Software as a Service (SaaS), Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS), entre outras. Os fornecedores de serviços gerenciados de TI podem ajudar as organizações a mudar facilmente para esses serviços baseados em assinatura e ajudar a gerenciá-los.

Uma das principais vantagens dos serviços gerenciados de TI é que eles podem fornecer grandes insights e conhecimento para as empresas com custos mensais previsíveis. 

Quando a sua organização contrata e treina novos funcionários internos, gerencia equipamentos de TI, lida com a segurança ou implanta sistemas por conta própria, também podem surgir despesas inesperadas. Os fornecedores terceirizados podem ajudar a dividir esses custos em pagamentos mensais fixos e reduzir os enormes gastos internos.

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