Este artigo aborda a substituição de um disco com problema no NetApp, se trata de um problema comum, porém para muitos, a substituição pode ser problemática. Vamos ver abaixo como efetuar este processo.
Identificando o disco
Um disco com problema geralmente exibe uma luz laranja em seu slot., Caso o disco apareça com status de “failed” na console e não tenha nenhuma luz laranja nos slots da caixa, neste caso devemos identificar o disco manualmente:
1. Conecte via SSH em seu NetApp e efetue o logon.
2. Mude para o modo avançado:
3. Faça a luz laranja do disco com falha acender, neste caso o disco 0c.007:
4. Para apagar a luz do disco 0c.007:
5. Saia do modo avançado:
Atribuindo o disco novo ao aggregate
Após identificarmos o disco e trocá-lo fisicamente, é necessário atribuir o novo disco ao aggregate.
1. Mostrar discos não atribuídos:
2. Atribuir o disco à controladora:
3. Caso o sistema não aceite o comando acima, a caixa atribuiu o disco para a controladora errada., Neste caso é necessário definir o disco como não atribuído novamente e em seguida executar o passo 2 novamente:
Conclusão
O processo de substituição é simples, porém é necessário ter cuidado para não remover discos que não estejam com problema e gerar um problema maior no storage.