Por Robson Olmedo
Existem vários métodos de verificação do funcionamento do licenciamento no ambiente XenApp 6.5. A seguir estão algumas dicas de como realizar um troubleshooting eficiente.
Verificando as configurações da Farm XenApp 6.5
Quando os servidores XenApp 6.5 estão sem comunicação com o servidor de licenças, podemos observar alguns comportamentos e algumas mensagens de erro sendo reportadas, como nas figuras a seguir:
1. Ao executar o comando qfarm /load em algum servidor XenApp 6.5 podemos verificar que o parâmetro (Server Load) está sendo reportado com o valor de 20000. Isso significa que o servidor XenApp 6.5 está sem comunicação com o servidor de licenças:
Imagem 1 qfarm-load-20000.jpg
2. Além disso, o servidor irá reportar mensagens de erro na Console e também no log de eventos:
Imagem 2 License Error.jpg
Verificando a conectividade com o servidor de licenças
Após identificarmos que existe um problema de comunicação com o servidor de licenças é necessário verificarmos algumas configurações no ambiente XenApp 6.5.
1. Verificar as políticas de computador da Farm. A melhor maneira de configurarmos em qual servidor de licenças os servidores XenApp 6.5 irão se conectar é através da política de computadores da Farm. Nesta política podemos configurar todos os parâmetros necessários para o funcionamento do ambiente, tais como, nome do servidor de licenças, porta de comunicação, versão do produto a ser licenciado, etc.:
Imagem 3 policy.jpg
2. Após a verificação da política corretamente configurada, é necessário nos certificarmos que a comunicação entre o XenApp 6.5 e o servidor de licença não está sendo barrada por firewalls ou políticas de rede. As portas de comunicação padrão utilizadas pelo servidor de licenças são a 27000 e a 7279. Ambas as portas devem estar abertas para comunicação entre os servidores XenApp 6.5 e o servidor de licenças. Para verificarmos a conectividade, podemos usar o comando Telnet:
Imagem 4 telnet.jpg
Neste exemplo acima, podemos verificar que não existe comunicação entre o servidor XenApp 6.5 e o servidor de licenças.
3. Após a verificação da política corretamente configurada e da comunicação nas portas 27000 e 7279, ao rodar o comando Qfarm /load novamente, não teremos mais o parâmetro (Server Load) sendo reportado com o valor de 20000, e sim com valores de carga normal (entre 0 e 10000):
Imagem 5 qfarm-load-0.jpg
Além disso teremos mensagens de sucesso entre a comunicação do servidor XenApp 6.5 com o servidor de licenças sendo reportadas no log de eventos do servidor XenApp 6.5:
Imagem 6 Event-1.jpg
4. Para finalizar o procedimento de troubleshooting, podemos verificar através de algumas ferramentas da Citrix o funcionamento correto do licenciamento do ambiente:
Através da console Web de gerenciamento do servidor de licenças, podemos verificar o consumo de licenças de servidor (Citrix start-up license server) e as licenças de produto (Citrix XenDesktop Platinum User/Device), como mostra a imagem a seguir:
Imagem 7 license-web.jpg
Podemos obter esta mesma informação executando o seguinte comando no servidor de licenças:
C:\Program Files (x86)\Citrix\Licensing\LS>lmstat -a -c @localhost
Imagem 8 lmstat-result.jpg
Outra fonte de informações interessantes pode ser obtida no arquivo de log chamado Citrix,log, que fica em C:\Program Files (x86)\Citrix\Licensing\LS\Logs.
Para termos os eventos de check-in e check-out de licenças neste log, é necessário habilitarmos estes eventos no arquivo Citrix.opt, que se encontra em C:\Program Files (x86)\Citrix\Licensing\MyFiles.
Para isto, editamos o arquivo Citrix.opt e comentamos os parâmetros NOLOG IN e NOLOG OUT conforme demonstra a imagem a seguir:
Imagem 9 citrix-opt.jpg
Feito isso, teremos as informações de check-in e check-out capturadas no arquivo Citrix.log conforme a imagem a seguir:
Imagem 10 citrix-log.jpg
E para finalizar, temos uma ferramenta muito útil da própria Citrix chamada LSQuery, que pode ser encontrada no seguinte link:
http://support.citrix.com/article/CTX133160
Esta ferramenta quando executada no servidor de licenças nos traz diversas informações relevantes sobre o mesmo, tais como, versão e build, portas configuradas, serviços e outros detalhes de configurações que são úteis no momento de um troubleshooting:
Imagem 11 lsquery.jpg
O processo de troubleshooting de licenças em ambiente XenApp 6.5 pode ser bem trabalhoso. Estas dicas e ferramentas visam auxiliar neste processo.