Vivemos atualmente em uma era que foca na conveniência. Um mercado que cresce a cada dia e está transformando a maneira como consumimos tudo a nossa volta.
Uma experiência intensificada de ‘utilidade’ que se estende aos consumidores e até às empresas. Desde chamar um táxi, comprar mantimentos, ferramentas diárias de produtividade, tudo é ou pode ser disponibilizado como serviço.
Com a Tecnologia da Informação não é diferente, o XaaS (Everything as a Service) aos poucos tem se transformado no modelo operacional preferido para fornecer uma TI como um serviço.
O XaaS cresceu a partir do surgimento de ofertas de Software como Serviço (SaaS), que acabou se expandindo para vários serviços on-line, incluindo Infra-estrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Hardware como serviço (HaaS).
Esta base de ofertas de tecnologia tira proveito da virtualização e da escalabilidade baseada na nuvem para criar uma variedade de serviços e aplicativos que têm conduzido o ritmo de negócios no mundo todo.
De acordo com a IMARC group*, empresa líder em pesquisa de mercado, “O mercado (XaaS) deverá atingir US $ 344,3 bilhões até 2024“.
A essência do XaaS é oferecer um serviço pela Internet ao invés de local. A nuvem é a maneira mais eficiente de fazer isso devido ao seu custo e eficiência. Com soluções XaaS, a capacidade das empresas e consumidores finais de fazerem uso de um serviço está a poucos cliques de distância, e somente isto pode representar uma gigantesca vantagem pois afeta diretamente aquilo que mais valorizamos como pessoas ou empresas…o tempo.
A Tesla, por exemplo, já causou uma gigantesca disrupção na indústria automobilística com seu conceito radical de serviço de “atualização” de seu carro (software) por toda vida e online, com direito até a tunning como aumento de potência do carro em algumas destas atualizações.
> O impacto do XaaS nas empresas.
A nuvem passa a ser um item essencial para qualquer empresa, independentemente do tamanho dos negócios, pois é sinônimo de escalabilidade, mobilidade e capacidade de customização.
O XaaS está presente desde a capacitação ágil de uma equipe, passando pelo desenvolvimento, teste e entrega ágil de software, garantindo sua disponibilidade e operação.
Para que isto seja possível, dezenas de soluções sejam elas proprietárias ou de terceiros são necessárias e conectadas, gerando valor através da agilidade incremental, sustentável e mensurável.
O Plug and Play permite maximizar serviços combinados, maiores ganhos de eficiência e tempo de atividade – dando à sua empresa a autonomia para usar os serviços como e quando você precisar.
O modelo XaaS está redefinindo o conceito de negócios e serviços oferecidos por terceiros, e surgindo como uma excelente alternativa para evitar o colapso econômico causado pela virtualização de pessoas, plataformas e processos oriundas desta transformação.
*IMARC Group Report. Anything-as-a-Service Market: Global Industry Trends, Share, Size, Growth, Opportunity and Forecast 2019-2024