Ao disponibilizar um volume para uma aplicação, corre-se o risco de um usuário ou aplicação depositar mais dados do que o previsto. Como este comportamento atípico, o volume pode atingir 100% da utilização e causar a indisponibilidade deste volume.
O Autosize é o principal recurso do Data ONTAP para evitar a utilização de 100% do volume, garantindo a disponibilidade do dispositivo em casos de utilização acima do previsto.
Ao criar um volume no Data ONTAP, o aprovisionamento automático vem desabilitado por padrão. Para ativar este recurso é simples e pode ser configurado pela interface gráfica ou linha de comando.
Como funciona o Autosize
O “autosize” pode ser habilitado em volumes flexíveis (Flexvol) ou em volumes padrão. Para configurar esta funcionalidade serão necessários alguns parâmetros, tais como:
Parâmetros | |
Tamanho Atual | 200GB |
Tamanho Máximo | 300GB |
Tamanho Incremental | 20GB |
Após configurar estes parâmetros no volume, automaticamente o volume aumenta, sem indisponibilidade.
Exemplo:
Um volume de 200GB com 4GB de espaço livre recebe uma porção de 10GB de dados. Nas condições padrão, o volume ficaria indisponível e apresentaria uma mensagem de espaço insuficiente, porém com o “autosize” habilitado, o volume aumenta automaticamente mais 20Gb, assim ficando com 220GB e com o 24Gb de espaço livre. Desta forma, a porção de 10GB é tranquilamente gravada, sem indisponibilidade.
Este recurso pode ser habilitado a qualquer momento, ou seja, para habilitar não é necessário parar o acesso ao volume em questão.
Configurando o autosize na interface gráfica
Selecione o volume e clique em “Edit”. Agora basta habilitar o “Automatically grow this volume” e preencher o “Maximum Size” e “Increment Size”. Pronto.
Configurando o autosize na linha de comando
No terminal, basta executar o comando abaixo:
PLAY_2 à Nome do volume
-m 300gb à Tamanho máximo do volume
-i 20gb à Tamanho que será incrementado quando o volume atingir 98% de utilização.
O comando abaixo mostra o status do volume:
Autosize é um recurso eficiente para aprovisionar automaticamente o crescimento do volume e evitar ocupação de 100% do volume, logo, evitando a indisponibilidade por falta de espaço.