Blog Agility

O que é uma máquina virtual? – VMware

O que é uma máquina virtual? – VMware

“Máquina Virtual”. Termo que é ouvido constantemente em nossas atuais operações. O termo surgiu na década de 1960, empregado pela IBM.

Mais do que um “termo”, em ciência da computação, “Máquina Virtual” é o nome dado a uma máquina implementada através de software, que executa seu sistema operacional, programas e tarefas como um computador físico ou real.

Utilizar Máquinas Virtuais é o caminho para a Consolidação de Servidores e otimização na utilização de hardwares físicos, como pode ser visto na figura abaixo:

 

201303_Erick_Coelho_O_que_é_uma_VM_v1-1

Indiretamente conseguiremos diminuição na ocupação de espaços físicos, menor consumo de energia, rápido provisionamento de novos serviços, e o mais importante, operações ou serviços preservados de interrupções conseguidos pelo balanceamento de cargas e alta disponibilidade por agregação de recursos computacionais.

A VMware possui a plataforma mais madura e abrangente para Máquinas Virtuais, através do seu produto VMware vSphere que já está na quinta geração de virtualização e está à frente dos demais concorrentes, Oferece maior confiabilidade, recursos avançados e ótimo desempenho, sendo reconhecida universalmente pelos analistas e esmagadoramente pelo mercado, com mais de 500 mil instalações.

Vejamos 2(dois) modelos comuns de “Máquinas Virtuais”:

  • Guest System – Sistema para “Convidado” que entrega a funcionalidade de monitor, teclado e mouse;
  • Host System – Sistema denominado como “Anfitrião” que imita o processo real de instalação física de computadores;

A Máquina Virtual VMware possui sua arquitetura, e é composta por um conjunto de arquivos de configurações, apoiados pela estrutura física do “Host” ou “Anfitrião” e de seu armazenamento (vDisk ou Storage).

  • Tipos de Arquivos de uma Máquina Virtual (VMware):

 

Arquivo Descrição
.vmx Arquivo de Configuração
.vmxf Arquivo de Configurações Adicionais
.vmdk Características do “Virtual Disk”
-flat.vmdk Dados em Disco da Máquina
.nvram Configurações BIOS ou EFI
.vmsd Arquivo de Snapshot
.vmsn Dados do Snapshot
.vswp Arquivo de SWAP Virtual
.vmss Arquivo de “Suspensão” da VM
.log Arquivo de Log Ativo
-#.log Arquivo de Log Histórico

 

Virtualize !

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual

http://pubs.vmware.com/vsphere-51/index.jsp#com.vmware.vsphere.vm_admin.doc/GUID-CEFF6D89-8C19-4143-8C26-4B6D6734D2CB.html