Blog Agility

Manutenção de usuário da Base de Dados do XenApp no SQL, utilizando o DSMAINT

Manutenção de usuário da Base de Dados do XenApp no SQL, utilizando o DSMAINT

O DSMAINT é uma ferramenta utilizada para efetuar manutenções relacionadas ao armazenamento de dados nos servidores da Farm XenApp. Nesse exemplo estamos utilizando o SQL Server como base de Dados do XenApp. O usuário de rede que foi utilizado na criação do ambiente, será desativado e antes disso precisamos efetuar a alteração do mesmo na Base. Lembrando que a melhor prática é que o usuário da Base de dados não seja o mesmo utilizado como admin da Farm.

Não há necessidade que o usuário criado para substituir o atual, tenha permissões administrativas no domínio, pode ser um usuário comum.  A permissão desse usuário na rede, não influencia no funcionamento do ambiente, o cuidado que devemos tomar é a permissão que esse usuário terá na Base de Dados.

O ideal é que o usuário em questão possua permissão de db_owner na Base, porém, em alguns ambientes por questão de segurança não podem mantê-lo com essa permissão. Sendo assim, após as instalações, você pode alterar a permissão de db_owner para db_reader e db_writer. Lembrando que alterar a permissão da conta pode causar problemas relacionados à instalação de Service Packs e versões futuras de recurso do XenApp. Lembre-se de mudar a permissão para db_owner antes de instalar um Service Pack ou efetuar a liberação de recurso para o XenApp.

Antes de iniciarmos o procedimento, é importante efetuar o backup da base do XenApp e do arquivo mf20.dsn, que é encontrado normalmente no caminho “C:\Program Files (x86)\Citrix\Independent Management Architecture”. O Backup da Base pode ser feito, tanto pelo próprio SQL, quanto pelo DSMAINT.

No nosso exemplo temos o SQL Server instalado na mesma máquina que o XenApp. Caso você utilize o SQL Express, será preciso instalar o Management Studio. Abaixo o procedimento:

 

  • O primeiro passo é adicionar o usuário novo no SQL com permissão de db_owner na Base do XenApp. Iremos utilizar o usuário citrixsql do domínio lab:

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 01
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 1

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 02
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 2

 

  • Parar o Serviço “Citrix Independent Management Architecture”:

Manuteno_usurio_Base_de_Dados 03
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 3

  • Acessar o arquivo mf20.dsn (“C:\Program Files (x86)\Citrix\Independent Management Architecture”)  e alterar o usuário que está no campo “UID”:

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 04
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 4

Abrir o Prompt de Comandoe acessar o caminho onde está o arquivo mf20.dsn:

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 05
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 5

 

  • Executar o comando o DSMAINT Config. Informando o novo usuário e a senha:

“dsmaint config  /user:lab\citrixsql  /pwd:XXXXX  /dsn: “C:\Program Files (x86)\Citrix\Independent Management Architecture\mf20.dsn”

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 06
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 6

  • User: Novo usuário com o domínio;
  • Pwd: Senha do novo usuário;
  • DSN: Caminho onde se encontra o arquivo mf20.dsn.

 

  • Caso o usuário e senha estejam corretos, juntamente com os espaços e informações necessárias do comando, em poucos segundos a alteração terá sido efetuada:

  Manutencao_usuario_Base_de_Dados 07
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 7

 

  • Após a conclusão, iniciar o Serviço “Citrix Independent Management Architecture”:

 
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 8

 

  • Para confirmar a alteração, acesse o SQL, localize o Activity Monitor e confirme o usuário que está associado a Base de Dados:

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 09
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 9

Ou

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 10
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 10

 

  • Ao localizar o Activity Monitor, você irá visualizar as informações abaixo:

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 11
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 11

 

  • Finalizados os procedimentos, é recomendado que o Servidor seja reiniciado. Após este procedimento acesse o AppCenter e confirme se tudo está funcionando corretamente.

Manutencao_usuario_Base_de_Dados 12
Manutenção_usuário_Base_de_Dados 12


Obs.: Os procedimentos descritos acima, executados corretamente, não causam indisponibilidade no ambiente, somente no momento do Restart do Servidor. Outro detalhe é que os procedimentos devem ser executados em todos os servidores XenApp da Farm.


Podemos concluir, que apesar de simples, o procedimento de alteração pelo DSMAINT é indispensavel e de muita importância, executado de uma forma correta, não causará falha no ambiente. Espero ter colaborado com o leitor e deixado o mais claro possivel os detalhes do procedimento.