O que monitorar? Essa é uma questão que todos analistas de aplicação procuram a resposta. Podemos encontrar algo fora do equipamento BIGIP, utilizando informações externas para tomar a decisão do status dos seus servidores. Nesse artigos vamos mostrar como configurar o monitor external.
Há diversas formas de ativar um monitor. Uma delas é o monitor externo, com base nesta informação podemos saber como está o estado da aplicação em questão.Neste exemplo vamos importar um scritp que coleta informação do status da aplicação. Caso a resposta seja 1 o servidor fica com seu status “up”. Caso contrário, se a resposta for 0, o servidor fica status “down”.
Na imagem abaixo temos as variáveis declaradas, ações, e resultado. O importante nesse momento é o resultado no arquivo r_monitor_1.log. O conteúdo listado nesse arquivo define o estado do nosso servidor.
Na imagem abaixo, vamos mostrar a configurações que temos que realizar para vincular o script no monitor no ltm.
Os pontos importantes a serem configurados são:
- Type de monitor
- Vincular script
- Variables
A imagem acima mostra o vínculo do monitor no pool, e de acordo com o status o resultado no arquivo log é 1.
Com base nessas configurações, podemos coletar de diversas formas algum conteúdo para tomada de decisão referente a aplicação para disponibilidade dos servidores do seu pool balanceado.
De acordo com o conteúdo apresentado, temos em vista que existem diversas formas de atender a disponibilidade dos servidores que estão sendo balanceados pelo BIGIP.