Este artigo tem o intuito de mostrar como cadastrar um servidor DNS (resolução de nomes) no BIG IP. O servidor de DNS é usado para a resolução de nomes ou FQDNs quando utilizados nas configurações de objetos no BIG IP. Este recurso não é obrigatório para a configuração do BIG IP, mas se o analista quiser configurar iRules, pools, monitors ou qualquer outro com um FQDN, será necessário cadastrar um servidor DNS. Usaremos a versão v11.5.1 HF10 do BIG IP, porém as telas e procedimentos aqui descritos podem ser utilizados em qualquer versão do BIG IP a partir da 11.x.
Na tela de configuração do BIG IP, clique em System e aponte para Configuration > Device > DNS
Após clicar em DNS, verifique que existem três campos para cadastrarmos servidores DNS, porém o nosso campo de interesse é o “DNS Lookup Server List”
Basta apenas entrar com o endereço IP do servidor DNS e clicar em Add. Após serem cadastrados todos os servidores DNS clique em Update. Veja que no nosso exemplo estamos utilizando os servidores do Google. Após o cadastro dos servidores DNS, entre no CLI e faça um teste digitando o comando ping para algum FQDN. Lembre-se que cadastrando o servidor DNS, o BIG IP necessita chegar à internet ou no servidor de nomes correspondente.
Mostramos aqui como cadastrar um servidor de resolução de nome no BIG IP. Os passos são simples, mas a solução em si pode otimizar o uso do BIG IP de acordo com o objetivo buscado.