Blog Agility

Como funciona o Local Host Cache no Citrix XenApp 6.5

Como funciona o Local Host Cache no Citrix XenApp 6.5

 

Aplicações podem sofrer interrupções quando seus componentes são atingidos por falhas de servidores ou serviços e estão vulneráveis a indisponibilidade por grandes períodos de tempo. Por causa disso, causam transtornos tanto para usuários quanto para profissionais de TI. Para aplicações críticas, é um risco que pode colocar uma empresa de grande porte fora de operação em poucos dias de inatividade.

O Citrix XenApp possui um recurso chamado Local Host Cache. Cada servidor XenApp apresenta uma inteligência para armazenar uma parte das configurações do Data Store da Farm que participa no Local Host Cache. Isso permite que:

  • Servidores XenApp de uma Farm operem com o mínimo de funcionalidade em caso de perda de comunicação com o Data Store.
  • A performance de execução do Citrix XenApp seja aperfeiçoada por meio do armazenamento da informação geral utilizada pelo Protocolo ICA, sem ter a necessidade de estabelecer uma comunicação constante entre o Servidor XenApp e Data Store.

O LHC é uma base de dados do MS Access (IMALHC.MDB), armazenada, por padrão no diretório <ProgramFiles>\Citrix\Independent Management Architecture.

O LHC é capaz de armazenar as seguintes configurações:

1 – Informações básicas de todos os servers da farm
2 – Aplicações publicadas na farm e suas propriedades
3 – Informações de Relações de Confiança na rede Windows que afetam a farm
4 – Informação específica sobre ele mesmo: Códigos de produto, configurações SNMP, configurações de licensing

Na inicialização de um servidor, o LHC é populado com um conjunto de informações do Data Store. Após isso, o IMA Service é responsável por manter o LHC sincronizado com o Data Store.

Durante a operação do XenApp, caso o Data Store se torne indisponível, o LHC contém informação suficiente para permitir que a farm continue em execução normalmente por um período de tempo. Porém, nenhuma nova informação estática será publicada ou adicionada na farm até que o Data Store correspondente esteja novamente online e operacional.

Atualizando o LHC

Caso tenha publicado alguma aplicação ou efetuado uma configuração recentemente no Citrix e a mesma ainda não ser exibida corretamente no XenApp, podemos forçar uma atualização do LHC executando o comando DSMAINT REFRESHLHC dentro do prompt de comando do servidor afetado. Essa ação força o LHC a ler e incorporar imediatamente as mudanças recentes do Data Store.

 

Como funciona o Local Host Cache no Citrix XenApp 6.5_1
Figura 1: Atualizando o Local Host Cache num servidor Citrix XenApp

 

Recriando o LHC

Você deve recriar o LHC em um dos casos abaixo:

  • Caso o IMA Service não inicie, indicando LHC corrompido.
  • Caso você tenha feito mudanças substanciais no Data Store da Farm, como publicações de grande número de aplicações, adição ou remoção de servidores na Farm ou criação de novas policies.
  • Caso você limpe o Data Store, utilizando a biblioteca de comandos DSCHECK. Você deve reconstruir o LHC em cada um dos servers da farm, uma vez que o Data Store foi limpo.

Passos para recriar o LHC

1 – Pare o IMA Service no servidor do XenApp. Você pode fazer isso pelo prompt de comando, digitando “net stop imaservice” ou pelo services.msc do Windows.

 

Como funciona o Local Host Cache no Citrix XenApp 6.5_2
Figura 2: Parando o IMASERVICE pelo prompt de comando

Como funciona o Local Host Cache no Citrix XenApp 6.5_3
Figura 3: Parando o IMASERVICE pelo Services.msc

2 – No Prompt de comando, digite DSMAINT RECREATELHC.
Como funciona o Local Host Cache no Citrix XenApp 6.5_4
Figura 4: Recriando o LHC pelo prompt de comando

 

3 – Reinicie o IMA Service. Você pode fazer isso pelo prompt de comando, digitando net start imaservice ou pelo services.msc do Windows, utilizando os mesmos exemplos acima.

Um ponto importante: o LHC não deve ser considerado como solução de failover ou backup num ambiente Citrix, tampouco considerado como substituto do Data Store. Em caso de incidente, é necessária ação corretiva para tornar o Data Store online e operacional novamente, além de prover recursos para manter o Data Store disponível na rede durante o maior tempo possível.

O Local Host Cache é um dos recursos que permite ao Citrix XenApp 6.5 operar na maior quantidade de tempo possível, garantindo assim a máxima disponibilidade dos serviços do XenApp 6.5, imprescindível para a entrega dos seus aplicativos corporativos em qualquer lugar e em qualquer horário.