Blog Agility

Como trocar HD no BIG-IP e restabelecer o raid

Como trocar HD no BIG-IP e restabelecer o raid

Quando falamos em raid, temos diversas opções utilizadas no dia a dia em diversos equipamentos. Os principais tipos são:

– RAID 0 – Este é utilizado quando a necessidade é performance de disco. Ao configurar o raid 0, os discos farão parte de um disco virtual onde o tamanho total será a soma do tamanho de todos os integrantes, ou seja, se temos dois HDs de 60GB, ao configurar o raid 0, ficaremos com o total de 120GB.

– RAID 1 – Espelhamento, o objetivo deste raid é utilizar os discos disponíveis para que o disco secundário possua as mesmas informações que o disco principal. Desta forma, em caso de falha de um dos discos, o equipamento conseguirá operar normalmente, até a troca do disco com defeito.

– RAID 5 – O mínimo para se utilizar o raid em questão são 3 HDs, os bits de paridade são distribuídos em todos os HDs e, em caso de fala em um disco, as informações estarão nos demais.

– RAID 10 – É a combinação entre o raid 0 e o raid 1. O mínimo de discos para realizar a configuração são 4 HDs, que serão divididos em pares, e em cada par será realizado um raid 1. Configurado o raid 1 em cada par, será realizado a configuração do raid 0 entre eles.

O BIG-IP, utiliza o raid 1 para manter o ambiente no ar caso ocorra alguma falha em um dos discos rígidos até que ocorra a RMA do hardware.

Digamos que o o seu BIG-IP está com problema em um dos discos, qual o procedimento para  efetuar a troca e como eu vou restabelecer o raid ?

O procedimento é simples e vamos descrevê-lo passo a passo :

– Primeiro passo é identificar qual o disco que está apresentando falha. Na linha de comando, digite o comando

tmsh show sys raid array

2015_Abril_Rafael_Casado_ComoTrocarHDnoBigIp01
Imagem01 – Propriedades do Raid Array

Neste caso, o HD com problema é o HD2 que está na baia 1.

– Na imagem a seguir, conseguimos visualizar fisicamente qual a ordem das baias:

2015_Abril_Rafael_Casado_ComoTrocarHDnoBigIp02
Imagem02 – Ordem das baias dos HDs

– Identificado o qual o hardware com defeito, removeremos o mesmo do raid array com o seguinte comando

 tmsh modify sys raid array MD1 remove HD2

Onde  MD1 é o nome do array e HD2 é o dispositivo.

– O Big-ip possui a tecnologia Hot Swap, ou seja, a troca dos discos pode ser feita com o equipamento ligado. Desta forma, após ser removido do raid array, o disco poderá ser removido fisicamente e a seguir pode ser inserido o novo disco.

– Inserido o novo disco rígido, o equipamento o reconhecerá automaticamente e ficará com o array status UNDEFINED, isso quer dizer que o novo disco não esta inserido no raid array.

2015_Abril_Rafael_Casado_ComoTrocarHDnoBigIp03
Imagem03 – Status raid array após a troca do HD

– O próximo passo será adicionar novamente o equipamento no raid array. Desta forma, o big-ip iniciará o processo de espelhamento dos dados do HD íntegro para o novo HD. Execute o comando a seguir para inserir o disco no raid array :

tmsh modify sys raid array MD1 add HD2

– Para verificar o status atual podemos utilizar o comando

show sys status raid array

2015_Abril_Rafael_Casado_ComoTrocarHDnoBigIp04
Imagem04 – Status raid array após a inserção do novo disco no raid

O processo de replicação pode demorar em média de 45 a 60 minutos.


Neste texto você aprendeu passo a passo como efetuar a troca de um HD no big-ip e, após a troca, como reconfigurar o raid do big-ip.