Blog Agility

Como uma abordagem SASE pode auxiliar na segurança digital das empresas?

Como uma abordagem SASE pode auxiliar na segurança digital das empresas?

O SASE (Secure Access Service Edge) é um modelo de serviço baseado na nuvem que está ganhando popularidade à medida que mais organizações adotam tecnologias baseadas em nuvem e se afastam dos data centers locais tradicionais. 

Assim, ela fornece uma abordagem escalável e flexível para segurança e conectividade de rede, tornando mais fácil para as empresas se adaptarem a ambientes de trabalho em constante mudança e dar suporte a forças de trabalho remotas.

Neste post, explicaremos melhor o que é o modelo SASE, como funciona esse conceito e como você pode utilizá-lo a seu favor para a segurança digital de sua empresa. Confira!

O que é o SASE?

SASE significa Secure Access Service Edge, que é uma arquitetura de rede que combina segurança de rede e tecnologias de rede de longa distância (WAN) para fornecer um modelo de serviço baseado em nuvem

Essa arquitetura foi projetada para fornecer acesso seguro a recursos de rede para usuários e dispositivos de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

Nesse caso, o modelo SASE inclui vários recursos de segurança, tais como: 

  • firewall;
  • acesso à rede de confiança zero;
  • gateways da Web seguros;
  • detecção e prevenção de intrusão;
  • prevenção de perda de dados. 

Além disso, também incorpora tecnologias WAN, como rede de área ampla definida por software (SD-WAN), que ajuda a otimizar o desempenho de aplicativos em nuvem.

Quais os benefícios do SASE?

O SASE oferece diversos benefícios para a segurança digital das empresas, entre eles:

  • Segurança aprimorada: a arquitetura fornece uma abordagem de segurança abrangente e integrada que inclui vários recursos, como firewalls, detecção e prevenção de invasões. Isso ajuda a proteger contra ameaças cibernéticas e garantir a confidencialidade;
  • Gerenciamento simplificado: o SASE consolida os serviços de segurança e rede em uma única plataforma baseada em nuvem, reduzindo a complexidade do gerenciamento de diferentes ferramentas de segurança e rede;
  • Escalabilidade: A arquitetura fornece uma abordagem escalável para segurança e rede que pode ser facilmente ajustada para atender às necessidades de uma empresa em crescimento;
  • Desempenho aprimorado: Esse modelo usa rede de área ampla definida por software (SD-WAN) para otimizar o desempenho da rede e garantir que aplicativos e serviços sejam entregues com rapidez e eficiência;
  • Economia de custos: o SASE reduz a necessidade de hardware e software caros, pois tudo é entregue por meio da nuvem. Isso pode resultar em economias de custo significativas para as empresas.

Vale a pena investir? 

Isso dependerá das necessidades e prioridades específicas da empresa. Mas ao utilizar o SASE, as organizações aprimoram sua postura de segurança, melhoram o desempenho da rede, reduzem custos e simplificam o gerenciamento.

Conclusão 

Como vimos, a arquitetura SASE oferece uma abordagem abrangente e integrada para segurança e conectividade de rede, tornando mais fácil para as empresas proteger seus ativos digitais e fornecer acesso seguro a seus recursos. 

À medida que mais organizações adotam tecnologias baseadas em nuvem e se afastam dos data centers locais tradicionais, o SASE está se tornando cada vez mais popular.